metropoles.com

Convidado, Bolsonaro anuncia que vai participar de motociata no Catar

À imprensa, presidente confirmou presença no passeio. Roteiro ainda não foi divulgado. Bolsonaro viaja para o Catar nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Divulgação
Jair Bolsonaro em motociata
1 de 1 Jair Bolsonaro em motociata - Foto: Divulgação

Enviada especial ao Oriente Médio – O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) anunciou na tarde desta terça-feira (16/11) que vai participar de uma motociata em Doha, no Catar. A declaração foi feita à imprensa após o chefe do Executivo participar de um seminário empresarial.

“Fui convidado [para uma motociata no Catar]. Grupo da Harley Davidson. A programação é por conta deles. Eu vou”, disse o presidente.

Mais cedo, o presidente inaugurou a embaixada brasileira no Bahrein. No discurso, o chefe do Executivo brasileiro disse que a inauguração da embaixada “materializa o entendimento e a cooperação” entre Brasil e Bahrein. “Pelo meu semblante e aparência, vocês devem perceber que é de coração essa aproximação”, declarou o mandatário da República.

O presidente Bolsonaro desembarcou no Bahrein na manhã desta terça. O titular do Palácio do Planalto estava em Dubai, nos Emirados Árabes, desde o último sábado (13/11).

Na quarta (17/11), o chefe do Executivo brasileiro desembarcará em Doha, no Catar, para fechar o giro pelo Oriente Médio. Logo na chegada ao país, Bolsonaro deverá se encontrar com o emir do Catar, Tamim bin Hamad Al Thani, para uma reunião, seguida de cerimônia de assinatura de atos internacionais.

Os dois líderes ainda terão encontros privados e uma segunda reunião, com autoridades dos dois países. Após as agendas, Bolsonaro também deverá participar de um almoço oferecido pelo emir do Catar.

No período da tarde, está prevista a visita do presidente ao estádio Lusail, com a presença do presidente-executivo da Fifa. À noite, o titular do Palácio do Planalto ainda deverá participar de jantar oferecido pelo emir do Catar a empresários do país.

Agenda internacional

De acordo com o secretário de Negociações Bilaterais no Oriente Médio, Europa e África do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Kenneth Félix Haczynski da Nóbrega, a viagem aos países do Golfo Pérsico servirá para a troca de ideias. O objetivo é atingir, “no mais alto nível, um intercâmbio sobre impressões do mundo pós-pandemia”.

Ao chegar aos Emirados, no sábado (13/11), o presidente Jair Bolsonaro se reuniu com o emir de Dubai, Mohammed bin Rashid Al Maktoum, primeiro-ministro e vice-presidente dos Emirados Árabes.

No domingo (14/11), foi a uma feira de aviação civil e militar. Nessa segunda-feira (15/11), reuniu-se com o príncipe herdeiro de Abu Dhabi, Mohammed bin Zayed Al Nahyan, e marcou presença no Invest In Brasil Forum, onde, diante de empresários e autoridades árabes, distorceu dados sobre a Amazônia. Além disso, compareceu à Expo Dubai 2020, ocasião em que participou de cerimônias do Dia do Brasil na feira itinerária universal.

Esta é a segunda viagem presidencial de Bolsonaro a países do Oriente Médio e a nações que ficam na região do Golfo Pérsico. Em 2019, ainda no primeiro ano de mandato, o mandatário brasileiro visitou Riad, na Arábia Saudita; Abu Dhabi, nos Emirados Árabes; e Doha, no Catar.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?