Contas de Bolsonaro serão avaliadas pelo TCU na próxima quarta (30/6)
Por lei, a corte de contas é obrigada a analisar as contas prestadas anualmente. Neste ano, o relator é o ministro Walton Alencar Rodrigues
atualizado
Compartilhar notícia
As contas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), relativas ao exercício financeiro de 2020, serão avaliadas pelo Tribunal de contas da União (TCU) na próxima quarta-feira (30/6).
Por lei, a Corte de contas é obrigada a analisar as contas prestadas anualmente pelo Presidente da República. Neste ano, o relator é o ministro Walton Alencar Rodrigues.
Para a avaliação, um parecer deve ser elaborado em 60 dias a contar do recebimento das contas — balanços gerais da União e relatório sobre a execução orçamentária.
Ao tribunal cabe, essencialmente, a análise técnico-jurídica das contas e a apresentação do resultado ao Poder Legislativo.
“Após a apreciação e emissão do parecer prévio, as contas são encaminhadas ao Congresso, ao qual compete o julgamento, conforme disposto no artigo 49, inciso IX, da Constituição da República”, informa o TCU, em nota.
No ano passado, o TCU emitiu parecer prévio pela aprovação das contas de 2019 com ressalvas. A Corte emitiu, ao todo, 14 ressalvas: sete irregularidades, seis impropriedades e uma distorção.
Além disso, foram apontadas 29 distorções no Balanço Geral da União (BGU). O parecer traz, ainda, 21 recomendações ao Executivo federal e sete alertas.