Conservadora, presidente da Hungria se reúne com Bolsonaro em Brasília
Katalin Novák chegou ao Brasil no último sábado (9/7) e se disse ansiosa para se encontrar com o mandatário brasileiro
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Jair Bolsonaro (PL) recebeu, nesta segunda-feira (11/7), a presidente da Hungria, Katalin Novák, em cerimônia oficial no Palácio do Planalto. Novák, que preside a Hungria desde maio de 2022, compartilha com Bolsonaro agenda conservadora nos costumes, sendo, por exemplo, contrária ao aborto.
Antes da reunião bilateral, Bolsonaro falou em similaridades com a contraparte húngara: “Temos muita coisa em comum, comercial, os valores familiares que defendemos. E, obviamente, ela não viria aqui para uma primeira visita se não houvesse uma simpatia entre as nossas e as políticas dela”.
Ao desembarcar no país, no último sábado (9/7), Novák afirmou ter sida convidada para visitar o país por compartilharem as mesmas políticas no tema família. Ela ainda se disse ansiosa para o encontro com o mandatário brasileiro.
Antes da agenda com Bolsonaro, Novák visitou um centro naval no Rio de Janeiro e se reuniu com estudantes húngaros e descendentes de húngaros que moram no Brasil.
In order to strengthen the 🇭🇺relations with Latin America I arrived to #Rio, #Brazil. I’ve been invited to 🇧🇷 because they are closely following the 🇭🇺 family policy.🇧🇷 is an important economic power,member of G20&BRICS. I look forward meeting President @jairbolsonaro in #Brasil. pic.twitter.com/jGvhNpLEwF
— Katalin Novák (@KatalinNovakMP) July 9, 2022
I visited the Paulo Moreira Institute of Sea Studies of the #Brazilian #Navy, where I was informed about how researchers identify and filter out oil contamination. The #defence industry and research #collaboration between 🇭🇺🇧🇷is becoming stronger and stronger. pic.twitter.com/CeIH5qIVX2
— Katalin Novák (@KatalinNovakMP) July 9, 2022
Ca 10K km from #Hungary, I met the 🇭🇺diaspora and young people living in #Rio de Janeiro who have Hungarian roots. They are open-minded, curious, ambitious. Many of them have studied in 🇭🇺 and many plan to get a university degree in our country. It was good to hear🇭🇺voices.🇭🇺🇧🇷 pic.twitter.com/eLAMvUpagG
— Katalin Novák (@KatalinNovakMP) July 10, 2022
Após a reunião bilateral no Palácio do Planalto, Bolsonaro e Katalin Novák fizeram uma declaração à imprensa. Na sequência, Bolsonaro recebe a presidente húngara em almoço na residência oficial da Presidência da República, no Palácio da Alvorada.
Proximidade com a Hungria
O primeiro-ministro húngaro, Viktor Orbán, é um dos mais próximos aliados internacionais do presidente Bolsonaro, com quem divide grande identificação ideológica na defesa de pautas da extrema-direita. Em fevereiro, poucos dias antes da crise no Leste Europeu desencadeada pela invasão da Ucrânia pela Rússia, Bolsonaro foi à Hungria e se encontrou com autoridades daquele país.
Quando Bolsonaro visitou o país europeu, a atual presidente ainda não estava no poder. A Hungria é uma república parlamentar na qual o presidente é eleito pelo Parlamento a cada quatro anos e tem funções principalmente de representação. É ele quem nomeia o primeiro-ministro, que, por sua vez, escolhe os membros do governo.
O país europeu tem vivido sob o temor de desestabilização democrática desde o início do primeiro mandato de Orbán – ele acaba de ser reeleito –, devido a uma série de medidas do primeiro-ministro, como cerceamento à liberdade de imprensa e pressão sobre o Judiciário local.