metropoles.com

Conselho retoma análise de caso Cunha com manobras protelatórias de aliados

Se não for à votação nesta terça (1º), o parecer pode ser votado na quarta (2). Sessão já teve tentativas de manobras por aliados do presidente da Câmara

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
eduardo cunha
1 de 1 eduardo cunha - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados retomou na tarde desta terça-feira (1º/3) a sessão para discussão do relatório prévio que pede a continuidade do processo disciplinar contra o presidente da Casa, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O início da reunião foi marcado por manobras para protelar o andamento dos trabalhos – estratégia já usada outras vezes pelos aliados do peemedebista.

A sessão começou com aliados de Cunha cobrando respostas para questões de ordem que sugerem o impedimento do presidente do colegiado, José Carlos Araújo (PSD-BA), na condução e participação na votação do processo. Araújo disse que impedimento é uma declaração de foro íntimo e que não poderia ser imposta a ele.

Em seguida, o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado de Cunha, apresentou um requerimento para inverter a pauta. No pedido, o peemedebista solicitava que o colegiado apreciasse primeiro o processo contra o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) e deixasse a votação sobre o caso Cunha em segundo plano. O pedido foi rejeitado em votação nominal por 12 votos a quatro.

Até por volta das 15h, a lista de inscritos para debater o parecer prévio sobre o presidente da Câmara incluía 19 deputados. Se não for à votação nesta terça (1º), o parecer pode ser votado na quarta (2). Mais cedo, Araújo sinalizou que está disposto a esgotar a discussão hoje e, se necessário, fazer sessão noturna.

Troca-troca
O Conselho de Ética mudou mais uma vez a composição de seus membros. Nesta terça-feira foi anunciada a entrada do deputado Silas Câmara (PSD-AM) como suplente. Já o PTB transferiu o deputado Sérgio Moraes (RS) de suplente para titular no bloco, levando a antiga titular, deputada Jozi Araújo (AP), à suplência

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?