metropoles.com

Conselho de Ética vota parecer sobre cassação de Flordelis nesta terça

Parecer foi apresentado pelo deputado federal Alexandre Leite. Flordelis alega inocência e diz que não planejou assassinato do marido

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Arquivo/Câmara dos Deputados
flordelis
1 de 1 flordelis - Foto: Arquivo/Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara dos Deputados vota, nesta terça-feira (1º/6), parecer sobre a cassação da deputada federal Flordelis dos Santos (PSD-RJ), denunciada pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) como mandante do assassinato do marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019.

O parecer foi apresentado pelo deputado federal Alexandre Leite (DEM-SP) na última quinta-feira (28/5). O conteúdo, no entanto, ainda está lacrado e será aberto apenas na sessão de hoje.

O parecer do relator, que sugere a aplicação ou não de penalidade, será discutido e votado pelos demais membros do Conselho. É necessário a maioria simples (ou seja, 11 votos) para dar prosseguimento ao processo de cassação.

Se o processo de cassação for aprovado, Flordelis ainda poderá recorrer ao Conselho de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara dos Deputados (CCJC). Por fim, as decisões do Conselho de Ética seguem para votação aberta em plenário, onde também é preciso voto favorável da maioria simples (neste caso, 257).

A deputada afirma que existe erro na conclusão das investigações e alega que não pode ser julgada antes que todo o processo seja concluído. Flordelis é ré na 3ª Vara Criminal de Niterói, do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Hoje, o processo está em fase de apreciação dos recursos interpostos pelas defesas dos acusados.

Em 4 de maio, a juíza Nearis dos Santos Arce proferiu sentença pronunciando 10 dos 11 acusados – entre eles, Flordelis.

A assessoria de imprensa da deputada informou, ao Metrópoles, que Flordelis está confiante em relação à decisão que o Conselho de Ética  tomará nesta terça-feira. Em oitiva realizada no último dia 13 de maio, a deputada disse ser “horrível e terrível esse rótulo de assassina”.

3 imagens
Ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza
Deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ)
1 de 3

Deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ)

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 3

Ex-deputada federal Flordelis dos Santos de Souza

3 de 3

Deputada federal Flordelis dos Santos de Souza (PSD-RJ)

“Nesse processo, já há réus confessos, mas, mesmo com esses réus confessos, eu continuo com o carimbo de assassina, eu continuo sendo chamada de assassina. E eu pergunto: por que esse carimbo de assassina?”, disse. “Eu virei pária para o governo, para a direita, para a esquerda, seja lá quem for desta Casa que quer surfar nos louros da mídia, que clama pelo meu sangue. Eu ainda não fui julgada.”

Expulsão do PSD

O presidente do Partido Social Democrático (PSD), Gilberto Kassab, dará prosseguimento ao processo de expulsão do partido de Flordelis se a Câmara dos Deputados cassar o mandato da parlamentar. Ao Metrópoles, a sigla informou que não precisará esperar a decisão da 3ª Vara Criminal de Niterói.

Em agosto de 2020, logo após o MPRJ denunciar Flordelis, Kassab suspendeu de imediato a filiação dela e avisou que, “a partir dos desdobramentos perante a Justiça, serão adotadas as medidas estatutárias para a expulsão da parlamentar”.

Em entrevista exclusiva ao Metrópoles, Flordelis alegou ter sido afastada do PSD “pois estávamos em um ano político e, infelizmente, a minha história estava prejudicando outros candidatos do meu partido”.

“Mas eu nunca perdi o apoio do meu partido, isso é uma mentira. O meu líder, André de Paula, sempre foi meu amigo, quando voltei ao parlamento, fui abraçada pelos meus amigos do PSD. Houve apenas um afastamento. E se eu vier, não sei se será pelo PSD, mas entendo, posso não aceitar, mas entendo o meu afastamento”, disse.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?