metropoles.com

Conselho de Ética da Câmara vai apurar condutas de Miranda e Barros

Dois processos foram abertos após representações serem apresentadas contra os deputados baseadas em declarações à CPI da Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Luis miranda
1 de 1 Luis miranda - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados decidiu instaurar, nesta terça-feira (13/7), dois processos para apurar as condutas dos deputados Luis Miranda (DEM-DF) e Ricardo Barros (PP-PR), líder do governo Bolsonaro. A medida ocorre após representações terem sido apresentadas contra os parlamentares, tendo como base as declarações na CPI da Covid-19.

Os documentos apresentados à Câmara dos Deputados pedem a perda dos mandatos de Miranda e Barros.

Luis Miranda afirma que alertou o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sobre as suspeitas envolvendo as negociações para aquisição da Covaxin pelo governo. Segundo Miranda, ao ouvir o relato, Bolsonaro disse que era “coisa” de Ricardo Barros, o que o parlamentar nega.

Após a instauração dos processos, foram sorteados os relatores de cada caso. Para Ricardo Barros, os escolhidos foram: Tiago Mitraud (Novo-MG); Cezinha de Madureira (PSD-SP) e Luiz Carlos Motta (PL-SP). Já para Luis Miranda foram: Darci de Mattos (PSD-SC); Gilberto Abramo (Republicanos-MG) e Ivan Valente (PSol-SP).

Representações

O pedido contra Barros é assinado por deputados do PSol, Rede e PDT. “Ao Conselho de Ética e Decoro da Câmara dos Deputados cabe, em virtude dos fatos documentados, juntados nesta representação, que evidenciam a prática de ato incompatível com o decoro parlamentar, preservar a dignidade dos mandatos eletivos”, diz o documento.

A representação contra Miranda foi protocolada pelo PTB, partido da base aliada de Bolsonaro. No documento, a sigla afirma que o parlamentar “aliou-se a pessoas e utilizou-se situação de perigo circunstanciada pela pandemia mundial da Covid-19, a fim de criar uma narrativa com o objetivo de prejudicar o presidente da República”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?