metropoles.com

Conselho de Ética da Câmara dos Deputados muda integrantes

Trocas podem influenciar resultados de representações e culminar na cassação de mandato ou arquivamento de processos contra parlamentares

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Michael Melo/Metrópoles
camara eleicao deputados votacao plenario
1 de 1 camara eleicao deputados votacao plenario - Foto: Michael Melo/Metrópoles

Às vésperas de a Procuradoria-Geral da República (PGR) enviar ao Supremo Tribunal Federal (STF) o material de investigação com base nas delações da Odebrecht, o Conselho de Ética da Câmara sofrerá mudanças na distribuição das 21 vagas que compõem o colegiado. As alterações podem influenciar o resultado de representações, que podem culminar na cassação de mandato ou arquivamento do processo disciplinar contra deputados.

O PTN, que não tinha vaga no colegiado, ganhou uma. O PSB, que contava com um representante, terá dois titulares. PSD, que tinha duas vagas, agora terá só uma e PPS perdeu seu único posto de titular. Os partidos com o maior número de representantes ainda são PMDB e PT — as maiores bancadas da Casa, com três indicados cada.

A mudança no colegiado segue a Resolução 14/2016, que recalculou a proporcionalidade das bancadas e alterou a distribuição de vagas nas comissões após a janela partidária.

PP, PR e PSDB continuam com duas vagas cada. Têm direito a um titular DEM, PRB, PTB, SD e PDT. Pelo critério de proporcionalidade, PSOL, Rede, PV, PMB, PSL, PT do B, PROS, PC do B, PHS, PSC e PEN não têm assento no colegiado.

Indicações
O principal caso analisado pelo colegiado nos últimos dois anos foi o do ex-presidente da Casa e deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O PPS costumava compor o bloco dos partidos que votavam contra Cunha, assim como PSD e PSB. O PTN, da ala governista, será estreante entre os titulares no conselho este ano. O bloco governista é o maior, com um total de dez vagas, seguido do bloco liderado pelo PT (seis titulares) e pelo bloco do PSDB (quatro). O PDT é o único que não integra nenhum bloco.

Caberá aos líderes partidários indicar representantes no colegiado, o que deve ocorrer na próxima semana.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?