Conselho de Ética arquiva em definitivo processo contra senador Aécio
Por 12 votos a 4, colegiado rejeitou o pedido feito pelo opositor Randolfe Rodrigues (Rede-AP)
atualizado
Compartilhar notícia
O Conselho de Ética do Senado decidiu nesta quinta-feira (6/7), por 12 votos a 4, rejeitar o recurso contra o arquivamento do pedido de cassação do senador Aécio Neves (PSDB-MG). Assim, o processo no colegiado está encerrado definitivamente.
Cerca de duas semanas atrás, o presidente do conselho, senador João Alberto Souza (PMDB-MA), arquivou, em decisão monocrática, o processo por quebra de decoro parlamentar apresentado pelo senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).
Mandato
Aécio foi acusado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) pelos crimes de corrupção passiva e obstrução à Justiça, com base na delação de um dos donos da JBS, Joesley Batista. Ele teria pedido ao empresário R$ 2 milhões, supostamente para arcar com os custos de sua defesa no âmbito da Operação Lava Jato.
Por isso, o tucano foi afastado da Casa em 18 de maio, mas retomou oficialmente seu mandato na terça-feira (4/7), por decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello. A determinação do magistrado ocorreu no último dia 30.
Aécio se defendeu das acusações e afirmou que foi vítima de uma “manipulação”.