Conheça Zé Augusto Nalin, “suplente profissional” que assumirá cadeira de Maia
O ex-deputado federal e empresário, de 65 anos, assume mandato na Câmara como suplente pela nona vez
atualizado
Compartilhar notícia
Com a licença do ex-presidente da Câmara dos Deputados Rodrigo Maia (sem partido-RJ) para assumir a Secretaria de Projetos e Ações Estratégicas do governo de São Paulo, o empresário e ex-deputado federal José Augusto Nalin (DEM-RJ), 65 anos, assume uma vaga na Casa pela nona vez. Ele obteve 31.756 votos em 2018.
Maia tomou posse, nesta sexta-feira (20/8), como secretário do governo João Doria (PSDB). A posse de Nalin deve ocorrer na próxima semana, mas ainda não há definição.
De acordo com a biografia de Nalin, no site da Câmara, ele assumiu como suplente entre 2015 e 2019 oito vezes. A primeira delas, no lugar do ex-deputado Celso Pansera, (hoje PT-RJ, que na época era do MDB), quando o agora petista assumiu o Ministério de Ciência e Tecnologia do governo Dilma Rousseff, em 2015.
Esta também não é a primeira vez que Nalin ocupa o cargo de suplente numa vaga deixada por um ex-presidente da Câmara: em 2016, ele assumiu quando o deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) foi cassado.
Ele também foi convocado para assumir o mandato em 2018, no lugar do ex-deputado Celso Jacob (MDB-RJ), que na ocasião cumpria pena de prisão em regime semiaberto. Jacob foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por falsificação de documento público e dispensa irregular de licitação.
Nalin nasceu em Cachoeiro de Itapemirim, no Espírito Santo, mas se mudou ainda criança com a família para Magé, no Rio de Janeiro. Ele, que é dono de uma rede de shoppings no interior do Rio, declarou R$ 8.909.624,43 em bens ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2018. O suplente é também presidente do DEM em Magé.