metropoles.com

Congresso quer discutir troca do diesel para GNV em ônibus e caminhões

Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia debate propostas descarbonização do transporte pesado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Marcos Oliveira/Agência Senado
Jean Paul Prates
1 de 1 Jean Paul Prates - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) realiza, nesta terça-feira (12/7), um debate para discutir propostas de integração do gás natural e biometano para descarbonização do transporte pesado. A entidade é presidida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), cotado para ser presidente da Petrobras em um eventual governo Lula (PT).

O objetivo é discutir a adesão do gás natural para o transporte de cargas e passageiros, que, atualmente, operam quase em sua totalidade movidos à diesel – um dos combustíveis mais poluentes da matriz energética brasileira.

Além disso, o combustível tem sofrido com recorrentes flutuações no preço, que são revertidos no encarecimento de serviços como fretes e na passagens de transporte público.

“A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia converge esforços para o estímulo ao uso de energias menos poluentes e uma das vertentes que precisamos trabalhar é o transporte pesado. O gás natural e o biometano se apresentam como alternativas que podem contribuir para a descarbonização desse setor e que devemos encarar seriamente”, defende o petista.

A reunião conta com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abeagás), que representa distribuidoras de gás natural de todas as regiões do País, e da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), que congrega representantes da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento de biogás.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?