Congresso quer discutir troca do diesel para GNV em ônibus e caminhões
Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia debate propostas descarbonização do transporte pesado
atualizado
Compartilhar notícia
A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia (FPRNE) realiza, nesta terça-feira (12/7), um debate para discutir propostas de integração do gás natural e biometano para descarbonização do transporte pesado. A entidade é presidida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN), cotado para ser presidente da Petrobras em um eventual governo Lula (PT).
O objetivo é discutir a adesão do gás natural para o transporte de cargas e passageiros, que, atualmente, operam quase em sua totalidade movidos à diesel – um dos combustíveis mais poluentes da matriz energética brasileira.
Além disso, o combustível tem sofrido com recorrentes flutuações no preço, que são revertidos no encarecimento de serviços como fretes e na passagens de transporte público.
“A Frente Parlamentar de Recursos Naturais e Energia converge esforços para o estímulo ao uso de energias menos poluentes e uma das vertentes que precisamos trabalhar é o transporte pesado. O gás natural e o biometano se apresentam como alternativas que podem contribuir para a descarbonização desse setor e que devemos encarar seriamente”, defende o petista.
A reunião conta com o apoio da Associação Brasileira das Empresas Distribuidoras de Gás Canalizado (Abeagás), que representa distribuidoras de gás natural de todas as regiões do País, e da Associação Brasileira do Biogás (ABiogás), que congrega representantes da cadeia de produção, aproveitamento e beneficiamento de biogás.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.