metropoles.com

Congresso promulga cota para mulheres e anistia a partidos

Partidos são obrigados a aplicar ao menos 30% da verba recebida dos fundos partidário e eleitoral em candidaturas femininas

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
congresso nacional
1 de 1 congresso nacional - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Congresso Nacional promulgou, nesta terça-feira (5/4), a Emenda Constitucional 117/22, que impõe o repasse mínimo de 30% do fundo partidário e do eleitoral para candidaturas de mulheres, além de conceder anistia a partidos que descumpriram esta regra nas últimas eleições.

A norma é fruto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 18/21 aprovada na Câmara dos Deputados na semana passada. Antes, havia sido aprovada no Senado Federal em julho do ano passado.

Segundo a proposta, o montante dos fundos e o tempo de propaganda gratuita no rádio e na televisão a ser distribuído pelos partidos às respectivas candidatas deverão ser de, no mínimo, 30%, proporcional ao número de candidatas.

Ademais, a distribuição deverá ser realizada conforme critérios definidos pelos respectivos órgãos de direção e pelas normas estatutárias, considerados a autonomia e o interesse partidário.

A destinação obrigatória de 5% do fundo partidário para a promoção da participação política das mulheres já está prevista na Lei dos Partidos Políticos. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, em 2018, pela aplicação mínima de 30% dos recursos do fundo para a campanha de mulheres. Contudo, agora a regra constará na Constituição Federal.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?