metropoles.com

Congresso pode votar orçamento ainda nesta noite, afirma Eunício

Segundo o presidente do Senado, haverá esforço concentrado para limpar pauta de votações e apreciar, ainda nesta quarta, a LOA 2018

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
eunício-10
1 de 1 eunício-10 - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Nesta quarta-feira (13/12), o presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), afirmou  em plenário que a votação da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2018 pode ser antecipada. “Se a gente conseguir limpar a pauta do Congresso, vamos tentar votar o Orçamento ainda na noite de hoje”, comunicou o parlamentar aos deputados e senadores.

Como o relatório está em discussão na Comissão Mista de Orçamento (CMO), a tramitação teria que ser acelerada e o texto ficaria sem votação no colegiado. Dessa forma, seria “puxado” diretamente para o plenário.

No início da semana, Eunício Oliveira transferiu, a pedido do presidente Michel Temer, a votação da LOA para a próxima terça (19). Nesta quarta, no entanto, ele recuou e ameaçou os parlamentares dizendo que, caso o Orçamento não seja votado nesta data, ficaria para quinta (21). Essa manobra foi uma tentativa de aumentar o quórum para a votação da reforma da Previdência, na próxima semana. Os governistas, porém, passaram a avaliar que não conseguirão reunir os votos mínimos necessários (308) para aprovar a matéria até a semana que vem.

À espera da onda perfeita
Na terça (12), durante jantar promovido por Eunício Oliveira, aliados do presidente Temer admitiram que a votação da reforma deve ficar para o próximo ano. O ministro Eliseu Padilha (Casa Civil) disse que a aprovação da proposta está crescendo, mas talvez não seja suficiente para realizar a deliberação até o final deste ano.

“A onda está crescendo, a gente só não sabe se vai ser tão grande quanto a gente precisa”, afirmou Padilha. “A gente está com a prancha em cima da cabeça, prontos para surfar, só falta a onda chegar”, brincou o deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que assumirá o cargo de ministro da Secretaria de Governo nesta quinta-feira (14).

O novo articulador do Planalto disse que, caso houvesse mais três semanas de atividades parlamentares neste ano, apostaria na aprovação da reforma, mas, com o prazo disponível, é difícil fazer previsões.

Para o líder do governo na Câmara, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), o clima está melhorando, mas, para alguns parlamentares, em 2018 pode estar “ainda melhor” e, por isso, o pleito deve ser adiado mais uma vez. “Nós vamos analisar”, comentou na terça.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?