metropoles.com

“Congresso está à disposição”, diz Maia em viagem à Argentina

Em uma visita oficial a Alberto Fernandez, o deputado tenta fortalecer os laços entre os países independentemente de viés ideológico

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Rodrigo Maia toma café da manhã com jornalistas
1 de 1 Rodrigo Maia toma café da manhã com jornalistas - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesSA quinta-feira (05/12/2019) que o Congresso Nacional brasileiro está “à disposição” do Parlamento da Argentina para aprofundar o diálogo entre os dois países. Esta é a primeira missão oficial de alguma autoridade brasileira ao país vizinho desde a eleição de Alberto Fernandez.

“É uma visita de cortesia. O objetivo é mostrar que o Parlamento brasileiro está à disposição do Parlamento argentino para aprofundar nosso diálogo e mostrar a importância que tem a Argentina para o Congresso brasileiro”, afirmou.

Após se encontrar com o presidente do Parlamento da Argentina, Sergio Massa, Maia externou preocupação em relação à democracia “pelo que está acontecendo no mundo inteiro”. O deputado fluminense explicou, contudo, que a característica não é específica do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e disse que, em qualquer outro governo, a situação seria a mesma.

“A tecnologia trouxe uma contestação das instituições democráticas no mundo inteiro. O Brasil também é assim. Não é problema deste ou de outro governo. Em qualquer um teríamos os mesmos ataques contra o Supremo [Tribunal Federal] e contra o Congresso Nacional”, pontuou.

Questionado sobre a reação de Bolsonaro quanto à visita a Fernandez, Maia esclareceu que se reuniu com o presidente da República nesta semana e, na ocasião, ele “deixou claro” que a intenção é fortalecer a relação com a Argentina, porque o país vizinho tem um papel importante para o futuro do Brasil”.

“Informei que vinha visitá-lo. Ele deixou claro para mim, em uma reunião que tive com ele nessa terça-feira (04/12/2019), e espero poder ajudar. A Argentina é muito importante para o Brasil e se nós trabalharmos para fortalecer nosso bloco econômico e a relação Brasil-Argentina teremos um bom resultado”.

Marco do saneamento
O presidente da Câmara dos Deputados minimizou o fato do marco do saneamento básico não ter sido votado pelo plenário da Casa nesta semana. Para Maia, é uma matéria “polêmica”, que precisa de uma construção para alcançar melhores resultados. Por isso, deixou para semana que vem.

Segundo o deputado, há uma ampla maioria, de ao menos 280 parlamentares até o momento, para aprovar a proposta. “Podemos chegar a 350 votos dando uma demonstração clara que o déficit do saneamento é um problema urgente que precisa ter uma solução agregando capital privado.”

O novo marco do saneamento permite a entrada da iniciativa privada em um sistema atual operado basicamente por estatais. Além disso, o projeto prevê metas de universalização para garantir os serviços de água potável e esgoto no país.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?