metropoles.com

Congresso derruba veto de Bolsonaro a reajuste de agentes de saúde

Bolsonaro vetou previsão de reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do país

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Ambulância deixa paciente com cornavirus (covid-19) no Hran
1 de 1 Ambulância deixa paciente com cornavirus (covid-19) no Hran - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

O Congresso Nacional derrubou, nesta sexta-feira (17/12), o veto do presidente Jair Bolsonaro (PL) ao trecho da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2022 que prevê o reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do país.

O veto já havia sido derrubado por deputados em sessão na Câmara pela manhã e a decisão foi mantida no plenário do Senado Federal.

Diversos deputados governistas e da oposição se revezaram em defesa dos agentes comunitários de saúde (ACSs) e comemorando a rejeição ao veto. Representantes da categoria acompanharam a sessão.

“Não é de hoje que estamos de lado a lado com a categoria nessa luta. Fazendo a defesa da saúde pública e não podemos falar em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), sem falar dos ACSs [Agentes Comunitários de Saúde]”, disse a deputada Vivi Reis (PSol-PA). “Esse veto é o veto à saúde do povo brasileiro”, acrescentou a deputada Erika Kokay (PT-DF).

“Os agentes comunitários de saúde, assim como demais servidores da saúde, trabalharam incansavelmente nessa pandemia. por isso, faço essa defesa da saúde e precisamos conquistar o piso salarial da enfermagem”, afirmou a deputada Carmen Zanotto (Cidadania-SC).

Estas categorias representam a linha de frente do SUS. Eles são os responsáveis pelo atendimento domiciliar em comunidades de todo o país, acompanham a saúde de famílias, promovem ações preventivas e também conscientizam a população sobre o risco das endemias, como a dengue, por exemplo.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?