metropoles.com

Congresso deixa caducar MP que alterava escolha de reitores das federais

Deputados federais e senadores sequer chegaram a implantar comissão mista para analisar a proposta, editada por Bolsonaro no ano passado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

Sem análise do Congresso Nacional, perdeu a validade nesta terça-feira (02/06) a Medida Provisória (MP) 914/2019, que desobrigava o presidente da República a escolher como reitor de universidades federais e institutos técnicos o candidato mais votado de uma lista tríplice. A proposta, polêmica, foi publicada no final do ano passado.

Deputados federais e senadores sequer chegaram a implantar uma comissão mista para analisar o tema, que é parte do rito.

Assim, mantém-se a prática atual: o nome é escolhido em votação por professores, alunos e funcionários. Os três nomes melhores colocados integram a lista tríplice e, pela tradição, desde o governo Lula (PT), o mais votado é o nomeado.

Além das universidades federais e institutos técnicos, a MP também envolvia o Colégio Dom Pedro II, no Rio de Janeiro (RJ) e previa, ainda, a proibição da reeleição e de que candidatos enquadrados na Lei da Ficha Limpa pudessem recorrer.

Mesmo antes da edição da MP, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) já não estava seguindo a tradição de escolher o mais votado. Em agosto de 2019, por exemplo, nomeou os terceiros colocados na lista tríplice para reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC) e na lista da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Como foi apresentada em 2019, a MP pode ser reeditada neste ano — e segue em vigor até que o Congresso delibere sobre o tema, no prazo máximo de 120 dias.

4 imagens
UFV
1 de 4

Universidade Federal do Acre/Divulgação
2 de 4

Reprodução/Twitter
3 de 4

UFV

Divulgação
4 de 4

Divulgação/UFES

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?