metropoles.com

Congresso analisa vetos de Bolsonaro nesta terça-feira em novo formato

Sessão será realizada às 14h remotamente, de forma conjunta entre deputados e senadores e com cédulas digitais; pauta ainda será definida

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Jefferson Rudy/Agência Senado
Congresso Nacional
1 de 1 Congresso Nacional - Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O Congresso Nacional se reúne nesta terça-feira (8/2) para analisar diversos vetos do presidente Jair Bolsonaro (PL), que trancam a pauta de votação há meses. Há, atualmente, ao menos 19 vetos pendentes de análise por parte dos parlamentares.

Diferentemente do que estava sendo feito durante a pandemia de Covid-19, quando deputados e senadores analisavam propostas e vetos de forma distinta, a sessão desta terça-feira será às 14h, de forma conjunta e por meio de cédula digital, ainda no modelo remoto.

Entre os vetos presidenciais pendentes estão o Programa de Proteção e Promoção da Saúde Menstrual — que trata da distribuição gratuita de absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade —, trechos da Lei de Segurança Nacional (LSN), o Estatuto da Pessoa com Câncer, o Marco Legal das Startups, quebra de patentes e privatização das Eletrobras.

Ainda não há acordo sobre a votação de alguns desses vetos, mas há um consenso entre os parlamentares, estabelecido no fim do ano passado após diversos adiamentos, de que seriam analisados na primeira sessão deste ano. O da pobreza menstrual, o da quebra de patente e os da LSN tinham resistência por parte do governo.

Ademais, ao anunciar a realização da sessão na última quinta-feira (3/2), o vice-presidente do Congresso, deputado Marcelo Ramos (sem partido-AM), destacou ainda os vetos à compensação do tempo de propaganda partidária a rádios e TVs e à prorrogação do prazo de validade dos concursos públicos.

Na pauta divulgada pelo Congresso, o Refis para pequenas empresas e os cortes no Orçamento de 2022 ficaram de fora, embora a renegociação das dívidas seja encarada pelos parlamentares como “prioridade zero” para ser derrubado. Contudo, a pauta de votação só deverá ser definida em uma reunião de líderes, nesta terça-feira, às 11h.

7 imagens
Bolsonaro participa da reabertura do ano legislativo no Congresso
Plenário em sessão do Congresso
Congresso Nacional
Congresso Nacional
Desinfecção no Congresso
1 de 7

Arthur Lira e Rodrigo Pacheco, na abertura do ano legislativo no Congresso

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 7

Bolsonaro participa da reabertura do ano legislativo no Congresso

Rafaela Felicciano/Metrópoles
3 de 7

Plenário em sessão do Congresso

Pedro França/Agência Senado
4 de 7

Congresso Nacional

Rafaela Felicciano/Metrópoles
5 de 7

Congresso Nacional

Igo Estrela/Metrópoles
6 de 7

Desinfecção no Congresso

Igo Estrela/Metrópoles
7 de 7

Desinfecção no Congresso

Igo Estrela/Metrópoles

Nos três primeiros anos de gestão, Bolsonaro foi o presidente que mais teve veto derrubado pelo Congresso. Para isso, é necessária a maioria absoluta de votos — ou seja, pelo menos 257 deputados e 41 de senadores.

Em meio à onda de contaminação e de reinfecção por Covid de parlamentares no início deste ano, os presidentes do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), decretaram trabalhos semipresenciais nas duas Casas.

O Senado manteve as atividades como terminou o ano de 2021. Já a Câmara, que havia retomado os trabalhos presenciais, estabeleceu o formato remoto até ao menos o início de março.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?