Congressistas brasileiros querem visitar Parlamento Europeu em junho
Viagem de congressistas brasileiros ao Parlamento Europeu deve acontecer em junho, de acordo com o senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
atualizado
Compartilhar notícia
Congressistas brasileiros foram convidados para visitar o Parlamento Europeu. A viagem deve acontecer já em junho, informou Nelsinho Trad (PSD-MS), senador e presidente do Parlamento Amazônico (Parlamaz), em entrevista ao Metrópoles. O convite vem na esteira da vinda de eurodeputados ao Brasil neste mês de maio. A sede do Parlamento Europeu fica localizada em Estrasburgo, na França.
O senador considerou que a questão ambiental é um dos entraves para a ratificação do acordo comercial entre União Europeia (UE) e Mercosul. “Não é só isso, mas este é um entrave que precisa ser aparado”, disse o senador. O governo brasileiro, durante a gestão de Jair Bolsonaro (PL), foi muito criticado por políticos europeus, que chegaram a ameaçar deixar de comprar produtos agropecuários do Brasil se não houvesse um controle maior de desmates e queimadas.
“Nada melhor do que um intercâmbio de relação diplomática. A partir do momento que você, com esse grupo de parlamentares que veio aqui, a gente recebeu eles bem, levamos para conhecer o plenário, levamos para conhecer a Casa”, declarou.
Segundo Trad, o debate sobre o acordo comercial é complexo. Ele explicou que, apesar do Parlamento Europeu unir as ideias e os debates do bloco, cada país leva a decisão do grupo para o respectivos parlamentos, o que torna o rito legislativo mais demorado.
“É complexo. Um acordo simples, entre países como Brasil e Argentina, demoraria cerca de cinco anos para ficar pronto. Imagina um acordo que envolve grupo de países dentro de uma instituição, como o Mercosul e a União Europeia?”, questionou. “Muitas vezes um acordo está bom para um país da União Europeia e não está bom para outro”, destacou.
Na esteira das insatisfações, o senador disse que houve um forte debate com os eurodeputados representantes da Espanha e da França. “Tivemos um debate forte com os espanhóis, com os franceses, mas saíram daqui com uma impressão de amizade”, disse. “Eles nos convidaram para conhecer o Parlamento Europeu e deve acontecer no mês de junho”, completou.
O Brasil também convidou eurodeputados para uma missão no território amazônico com o objetivo de conhecer os problemas de perto e debater soluções. Não há data marcada ainda.
Saiba mais: entenda o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia
Veja o vídeo: