Confira quais os ministros de Temer que estão na Lista de Fachin
A lista dos políticos que tiveram pedidos de abertura de inquérito assinados pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), atingiu oito dos 28 ministros de Estado do governo Temer. O maior peso das denúncias está sobre os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, considerados os mais fortes da atual gestão. […]
atualizado
Compartilhar notícia
A lista dos políticos que tiveram pedidos de abertura de inquérito assinados pelo ministro Edson Fachin, relator da Operação Lava Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), atingiu oito dos 28 ministros de Estado do governo Temer. O maior peso das denúncias está sobre os ministros Moreira Franco e Eliseu Padilha, considerados os mais fortes da atual gestão. Mas o próprio presidente é citado nos depoimentos de executivos e ex-executivos da Odebrecht, como negociador de recursos para a campanha 2014. No entanto, o Ministério Público Federal ressalva que o presidente não pode responder criminalmente por fatos alheios ao mandato.
Por enquanto, todos os ministros investigados serão mantidos nos cargos e não houve manifestações oficiais sobre o assunto: elas só virão depois de os integrantes do governo federal conhecerem melhor as denúncias. Embora eles passem à condição de investigados no Ministério Público Federal, para o Planalto, a divulgação da lista ainda não é o suficiente para afastar os titulares de seus ministérios. Uma posição que tende a mudar, caso algum ministro vire réu: nessa situação, o acusado terá de deixar o cargo.Sabia quais acusações pesam sobre cada integrante do governo federal, conforme os pedidos de abertura de inquérito do ministro Edson Fachin: