metropoles.com

Como funciona a eleição para a presidência da Câmara? Entenda

Sete deputados disputam a vaga de presidente da Casa. A sessão terá início às 18h, no plenário. Confira o roteiro da votação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Daniel Ferreira/Metrópoles
1 de 1 - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

A eleição para a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados será realizada nesta sexta-feira (1º/2) e vai definir os parlamentares que assumem os cargos de presidente da Casa, vice-presidentes, secretários e suplentes durante dois anos. Dúvidas a respeito do processo de votação são frequentes e, para saná-las, o Metrópoles separou um passo a passo. Entenda.

Até o momento, sete deputados estão na disputa pela cadeira da Presidência da Câmara. São eles: Rodrigo Maia (DEM-RJ) – que tenta a reeleição –, Fábio Ramalho (MDB-MG), Ricardo Barros (PP-PR), General Peternelli (PSL-SP), JHC (PSB-AL), Marcel van Hattem (Novo) e Marcelo Freixo (Psol-RJ). A votação acontecerá às 18h, no plenário.

Escolha do presidente

1º passo
De acordo com a Constituição Federal, a eleição só pode começar depois da posse dos novos deputados, que será realizada a partir das 10h. Eles terão até as 13h30 para oficializar os blocos parlamentares. Esse agrupamento tem o objetivo de aumentar a representatividade na composição dos órgãos da Casa.

2º passo
Às 14h30 haverá uma reunião de líderes em busca de consenso sobre candidatos e candidaturas – com base na definição dos blocos e na escolha dos cargos a que eles têm direito.

3º passo
O registro oficial das candidaturas pode ser feito até as 17h.

4º passo
Início da votação para a eleição da Mesa Diretora.

Votação
Pelas regras, a sessão deve ser comandada pelo presidente anterior. No entanto, como Rodrigo Maia é candidato, ela será conduzida pelo deputado mais velho entre os com mais mandatos – nesse caso, Gonzaga Patriota (PSB-PE), de 72 anos, conduzirá o rito.

A votação, que será secreta, em cabines eletrônicas, só pode acontecer se pelo menos 257 deputados comparecerem ao plenário.

Na ocasião, cada deputado registra seus 11 votos de uma só vez – serão eleitos um presidente, dois vice-presidentes, quatro secretários e quatro suplentes.

No primeiro turno, o candidato é eleito com maioria absoluta, ou seja, 257 parlamentares. Caso haja segundo turno, ganha o que tiver mais votos.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?