Comitê da Petrobras recomenda aprovação de José Mauro Coelho
Assembleia de acionistas da empresa para analisar o nome de Coelho está marcada para esta quarta-feira (13/4)
atualizado
Compartilhar notícia
O Comitê de Pessoas da Petrobras recomendou nesta terça-feira (12/4) o nome de José Mauro Ferreira Coelho para o Conselho da Administração da companhia e deu aval para ele ser eleito novo presidente da companhia.
A assembleia de acionistas da Petrobras, em que o governo tem a maioria dos votos, vai analisar o nome de Ferreira Coelho nesta quarta-feira (13/4). Se aprovado, ele vai substituir o general Joaquim Silva e Luna, demitido do cargo após atritos com Bolsonaro.
Na última quarta-feira (6/4), Ferreira Coelho foi indicado pelo governo para ser o novo presidente da empresa, após o economista Adriano Pires ter desistido de assumir a presidência da Petrobras em meio à polêmica sobre um eventual conflito de interesse. Pires comanda uma consultoria voltada para empresas do setor.
O comitê que recomendou a aprovação do nome de Ferreira Coelho avalia requisitos de elegibilidade dos indicados. Em documento protocolado na Comissão de Valores Mobiliários (CVM), o grupo informa que “por unanimidade, opinou que o candidato José Mauro Ferreira Coelho preenche os requisitos necessários”, que estão previstos na Lei das Estatais, não incorre em suas vedações.
José Mauro Ferreira Coelho foi secretário de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, na atual gestão.
Como noticiou o Metrópoles, o novo indicado para presidência da Petrobras já defendeu a política de paridade de preços dos combustíveis com o mercado internacional, algo que não agrada Bolsonaro no cenário atual.