metropoles.com

Comissão sobre prisão em 2ª instância escolhe vice-presidentes

Na manhã de terça, coordenadores de bancada na Câmara dos Deputados se reunirão para definir o cronograma de trabalho do colegiado

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo estrela/Metrópoles
Marcelo Ramos
1 de 1 Marcelo Ramos - Foto: Igo estrela/Metrópoles

A comissão especial da Câmara dos Deputados que discute a prisão após condenação em segunda instância definiu, nesta segunda-feira (16/12/2019), os três vice-presidentes que vão compor a mesa diretora ao lado do presidente do colegiado, Marcelo Ramos (PL-AM). O grupo discute a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 199/2019, de autoria de Alex Manente (Cidadania-SP).

Foram escolhidos como 1º vice-presidente Aliel Machado (PSB-PR), com 17 votos; Alexandre Leite (DEM-SP), com 18 votos, como 2º vice; e Coronel Tadeu (PSL-SP), com 12 votos, será o 3º vice. Ele disputou a vaga com Gilberto Nascimento (PSC-SP).

A presidência do colegiado, por sua vez, está nas mãos de Ramos após indicação do presidente da Casa, Rodrigo Maia (DEM-RJ), com quem manteve uma boa relação desde quando assumiu a comissão da reforma da Previdência. A relatoria, por sua vez, foi designada a Fábio Trad (PSD-MS).

Na manhã de terça (17/12/2019), os coordenadores de bancada se reunirão para definir o plano de trabalho da comissão, que também abordará o cronograma de audiências e de votações do colegiado.

O relatório favorável à PEC foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara em 20 de novembro, por 50 votos a 12.

O texto altera os artigos 102 e 105 da Constituição Federal e se opõe à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou o entendimento sobre a prisão em segunda instância.

A PEC, contudo, só foi aprovada após a relatora da matéria, Caroline de Toni (PSL-SC), considerar inadmissíveis outras duas propostas (PECs 410/18 e 411/18). Ambas alteravam o artigo 5º da Constituição, sobre direitos e garantias fundamentais, e foram criticadas pelos parlamentares.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?