metropoles.com

Comissão do Senado convida Mario Frias para explicar gastos em viagens

Secretário gastou R$ 39 mil durante visita à Nova York, nos Estados Unidos, realizada em dezembro de 2021

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Isac Nóbrega/PR
Mário Frias secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Ele usa terno escuro, camiseta azul, gravata azul e está em pé na frente de um microfone- Metrópoles
1 de 1 Mário Frias secretário de Cultura do governo Bolsonaro. Ele usa terno escuro, camiseta azul, gravata azul e está em pé na frente de um microfone- Metrópoles - Foto: Isac Nóbrega/PR

A Comissão de Educação do Senado aprovou, nesta quinta-feira (24/3), convite ao secretário especial de Cultura, Mario Frias (PL), para explicar os gastos da viagem que ele fez a Nova York em dezembro de 2021, ao custo total de R$ 39 mil.

A viagem, realizada entre os dias 14 e 19 de dezembro, foi destinada a discutir a produção audiovisual com um lutador de jiu-jítsu brasileiro. Por causa da repercussão negativa, a Presidência da República cancelou a ida de Frias à Rússia, Hungria e Polônia, na comitiva do presidente Jair Bolsonaro (PL), em fevereiro.

O líder da minoria no Senado, Jean Paul Prates (PT-RN), autor do requerimento, relatou que Frias viajou para se encontrar com o lutador “Renzo Gracie, que curiosamente é conhecido por ter pronunciado temas nazistas e é objeto de biografia escrita por Roberto Alvim, cosplay de Goebbels [ministro da Propaganda da Alemanha nazista]” e que ainda tentou processar a companhia aérea para “obter ganhos com dinheiro público”.

“As despesas foram pagas com dinheiro público. Frias tem que explicar o que foi feito nessas viagens e justificar para os brasileiros esse ataque aos cofres públicos. Isso é um escândalo pela ausência de prestação de contas e pela inexistência de motivos reais para essas viagens”, afirmou.

Ademais, o senador destacou que o secretário não apresentou qualquer plano de ação para a Cultura e se limita a criticar artistas e a Lei Rouanet. “Há muitas conexões nebulosas nessa viagem e toda essa condução do secretário de Cultura”, disse.

O Ministério Público do Tribunal de Contas da União pediu que a corte investigue a viagem do secretário.

Recentemente, Frias disse que “estão procurando cabelo em ovo” em relação aos gastos das viagens.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?