Comissão do Senado aprova nomes indicados para ONU, OEA e embaixadas
Todas as indicações ainda precisam ser aprovadas pelo plenário para serem efetivadas
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE) do Senado Federal aprovou, nesta terça-feira (6/7), a indicação de Tovar da Silva Nunes para o posto de delegado permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Genebra, na Suíça.
Tovar é formado em relações internacionais pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e exercerá, se aprovado pelo plenário do Senado, cargo antes ocupado por Maria Nazareth Farani Azevêdo, que será removida no contexto da renovação periódica das chefias das missões diplomáticas brasileiras.
Tovar iniciou a carreira diplomática em 1984, chegando ao posto de conselheiro em 2001. Após quatro anos, assumiu como ministro de segunda classe, sendo promovido à primeira classe em 2011.
Os parlamentares também aprovaram a indicação de Otávio Brandelli para representar o Brasil junto à Organização dos Estados Americanos (OEA). As indicações ainda carecem de aprovação pelo plenário da Casa para serem efetivadas.
Embaixadas
Os senadores que integram o colegiado ainda aprovaram as indicações de dois diplomatas para chefiarem embaixadas do Brasil na Rússia e na Nova Zelândia.
O diplomata Rodrigo de Lima Baena Soares teve indicação aprovada para a Embaixada do Brasil na Rússia e, cumulativamente, na República do Uzbequistão.
Marcos Arbizu de Souza Campos teve nome indicado e aprovado pela comissão para exercer o cargo de embaixador na Nova Zelândia, no Estado Independente de Samoa em Tavalu, na República Kiribati e no Reino de Tonga.