metropoles.com

Comissão do Senado aprova nomes indicados para Cade, CVM e IFI

Os nomes indicados para cargos de comando dos órgãos ainda precisam ser aprovados pelo plenário da Casa Legislativa

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Pedro França/Agência Senado
cae
1 de 1 cae - Foto: Pedro França/Agência Senado

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado Federal aprovou, nesta segunda-feira (5/7), indicações para cargos de comando do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e Instituição Fiscal Independente (IFI). Os nomes ainda precisam ser aprovados pelo plenário da Casa.

O primeiro aprovado foi Alexandre Cordeiro Macedo, indicado ao posto de presidente do Cade (à esquerda na foto em destaque). Macedo é formado em economia pelo Centro Universitário de Brasília (UniCeub) e em direito pelo Instituto de Educação Superior de Brasília; é pós-graduado em processo administrativo disciplinar pela Universidade de Brasília (UnB) e mestre pelo Instituto Brasiliense de Direito Público.

O indicado atua como servidor público desde 2004, tendo começado como técnico judiciário do Superior Tribunal de Justiça (STJ) até 2006, quando passou a ocupar cargo de analista de finanças e controle do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União.

IFI

Caso consiga aprovação do plenário, Vilma da Conceição Pinto será diretora da IFI pelos próximos quatro anos. Ela irá assumir vaga antes ocupada por Josué Alfredo Pellegrini.

A indicada é formada em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) e mestre em economia empresarial e finanças pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Vilma iniciou a carreira no Instituto Brasileiro de Economia da fundação, onde trabalhou até 2020.

CVM

Os senadores também aprovaram duas indicações para diretoria da CVM: Otto Eduardo Fonseca de Albuquerque Lobo e Fernando Caio Galdi. Ambos foram indicados pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

Lobo é formado em direito e mestre na área pela University of Miami Law School. É Master of Business Administration (MBA) em óleo e gás pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (Coppe) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, trabalha como advogado e acadêmico.

Galdi, por sua vez, é bacharel e doutor em ciências contáveis pela Universidade de São Paulo (USP). Em 2011, fez pós-doutorado na área de contabilidade na Universidade de Arkansas, nos Estados Unidos, e, em 2017, concluiu especialização em empreendedorismo pela Universidade da Califórnia.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?