metropoles.com

Comissão do Senado aprova indicados ao Cade e à CVM

Os nomes devem ser analisados ainda nesta terça (13), pelo plenário da Casa, e então seguir para nomeação do presidente Michel Temer (PMDB)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
plenário do Senado, votação do impeachment
1 de 1 plenário do Senado, votação do impeachment - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Depois de uma sabatina tranquila e com poucos representantes da oposição, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou nesta terça-feira (13/6) a indicação de nomes para presidente e conselheiro do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e para a Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

Alexandre Barreto foi aprovado para a presidência do Cade por 16 votos a 4 — foi o que recebeu mais votos contrários. Maurício Maia foi confirmado por 17 votos favoráveis, dois contrários e um branco. O indicado à diretoria da CVM, Gustavo Gonzales, teve a mesma votação de Maia — 17 votos favoráveis, dois contrários e um branco.

Os nomes devem ser analisados ainda nesta terça, pelo plenário do Senado e então seguir para nomeação do presidente Michel Temer (PMDB).

JBS
As denúncias envolvendo a JBS e a concentração no mercado de frigoríficos, além da atuação da empresa no mercado de capitais foram os principais assuntos das perguntas de senadores durante a sabatina.

Perguntas sobre a atuação do Cade e da CVM em relação à JBS foram feitas por senadores como Ronaldo Caiado (DEM-GO), Ataídes Oliveira (PSDB-TO) e Agripino Maia (DEM-RN). Um dos poucos representantes da oposição na sabatina, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) também citou denúncias de que a JBS teria sido favorecida pelo Cade a mando do presidente Michel Temer.

O conselho nega qualquer favorecimento.

Os senadores Oliveira, Maia e Waldemir Moka (PMDB-MS) também questionaram o indicado à CVM sobre a venda de dólares e de ações pela JBS antes da delação de executivos da empresa vir à tona.

Os indicados ao Cade também foram perguntados sobre a concentração no mercado bancário e critérios para definição das multas aplicadas pelo órgão, entre outros temas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?