Comissão do impeachment no Senado define presidente e relator
Raimundo Lira (PMDB) foi escolhido mais cedo, por aclamação, presidente do colegiado. A votação deve ocorrer no dia 6 de maio
atualizado
Compartilhar notícia
A comissão especial do impeachment no Senado, eleita nessa segunda-feira (25/4) pelo plenário da Casa, se reuniu nesta terça (26/4), às 10h30, para eleger o presidente e o relator. Por aclamação, o senador Raimundo Lira (PMDB-PB) foi eleito o presidente do colegiado. Após discussões durante a sessão, o senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) é eleito o relator do processo.
O parlamentar já havia apresentado a previsão do calendário que deve ser adotado dentro do Senado. Em discurso, Lira afirma que a comissão tem uma “missão histórica” e garante que o direito de defesa e o contraditório estarão garantidos. Ele também afirmou que a votação da comissão deve ocorrer no dia 6 de maio.
Discussão
Durante a sessão, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) pediu questão de ordem por acreditar que a oposição de tem “pressa” para realizar os trabalhos da comissão. Ela suspeitava da “neutralidade” de Anastasia como relator do processo.
O senador Humberto Costa (PT-PE) concordou com a senadora. Ele achava impróprio que o relator seja de uma bancada diretamente envolvida com o pedido de impeachment.
A senadora Gleisi Hoffmann (PT-RS) defende em questão de ordem que, se um membro do PT se candidatasse à relatoria da Comissão do Impeachment, estaria “sob a mesma suspeição”.
Acompanhe a sessão ao vivo: