Comissão do Congresso convida diretor da Aneel para falar de apagão no AP
Autor do requerimento, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) relatou o drama dos amapaense com a situação e cobrou explicações
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão Mista do Congresso Nacional sobre a Covid-19 aprovou, nesta quarta-feira (11/11), convite para o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), André Pepitone, para explicar sobre o apagão do Amapá, na sexta-feira (13/11). Por se tratar de convite, a autoridade não é obrigada a comparecer.
Autor do requerimento, o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) relatou o drama dos amapaense com a falta de água e de energia e, consequentemente, de abastecimento de combustível, filas em caixas eletrônicos e ausência de bens de primeira necessidade nos mercados.
Na terça-feira (9/11), o diretor-geral da Aneel anunciou a abertura de investigação para apurar as causas do apagão.
O apagão no Amapá dura mais de uma semana. Na noite da terça-feira da semana passada (3/11), uma explosão seguida de incêndio atingiu um transformador de uma subestação de Macapá, segundo informou o Ministério de Minas e Energia.
O incêndio danificou um transformador e atingiu os outros dois – um deles já estava inoperante por causa de uma manutenção realizada desde dezembro de 2019. Equipe do Metrópoles tem acompanhado presencialmente o drama dos amapaenses, com a falta de energia, de água e de suprimentos básicos, em meio à pandemia da Covid-19.
Caso compareça, audiência ocorre no mesmo dia em que os diretores da Anvisa e do Butantan também se explicam sobre a suspensão dos estudos da CoronaVac, vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria com o Instituto Butantan.