metropoles.com

Comissão da Câmara quer convocar Braga Netto para explicar nota a Aziz

O requerimento é de autoria do deputado Elias Vaz (PSB-GO), que criticou a postura das Forças Armadas na manifestação

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Igo Estrela/Metrópoles
Novo ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto
1 de 1 Novo ministro da Defesa, general Walter Souza Braga Netto - Foto: Igo Estrela/Metrópoles

A Comissão de Fiscalização e Controle, da Câmara dos Deputados, quer convocar o ministro da Defesa, Walter Braga Netto, para prestar esclarecimentos ao colegiado quanto à nota emitida pela cúpula da pasta federal, em ataque ao presidente da CPI da Covid-19, senador Omar Aziz (PSD-AM). O requerimento é de autoria do deputado Elias Vaz (PSB-GO).

Vaz defende que as Forças Armadas e o Ministério da Defesa “deveriam ser os principais interessados em identificar e coibir práticas irregulares”. “O papel deles é responsabilizar quem comete crime, e não esconder debaixo do tapete ou atacar quem está investigando corrupção”, disse.

A nota – que foi citada por Vaz e motivou o requerimento de convocação – é uma reação das Forças Armadas à fala de Aziz durante sessão da CPI da Covid. Na ocasião, o presidente da comissão afirmou que “os bons militares deveriam estar envergonhados” das denúncias de “falcatruas dentro do governo”.

“Fazia muito tempo que o Brasil não via membros do lado podre das Forças Armadas envolvidos com falcatrua dentro do governo”, disse Aziz na sessão, citando, como exemplos, o coronel Élcio Franco e o general Eduardo Pazuello – ambos ocuparam cargos de comando no Ministério da Saúde.

Após a fala de Aziz, na noite da quarta-feira (7/7), Braga Netto, em conjunto com os comandantes das três Forças Armadas, emitiu nota atacando Aziz. O texto provocou reações acaloradas entre senadores.

Houve tensão entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), e Aziz, apoiado por outros integrantes da CPI da Covid.

Pacheco, inclusive, se reuniu com Braga Netto nesta quinta-feira (8/7) para conter os ânimos exaltados entre as instituições. Após o encontro, o senador defendeu que “o assunto está encerrado”.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?