metropoles.com

Comissão da Câmara aprova PEC da demarcação de terras indígenas

A aprovação definitiva, no entanto, ainda depende de dois turnos de votação nos plenários da Câmara e do Senado com os votos de pelo menos 308 deputados e 49 senadores

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução
Índios ocupam a Câmara
1 de 1 Índios ocupam a Câmara - Foto: Reprodução

Mesmo diante de protesto de indígenas e de parlamentares, a comissão especial da PEC 215/2000, sobre a demarcação das terras indígenas, foi aprovada na noite desta terça-feira (27/10).

A aprovação definitiva, no entanto, ainda depende de dois turnos de votação nos plenários da Câmara e do Senado com os votos de pelo menos 308 deputados e 49 senadores. A questão pode ainda parar no Supremo Tribunal Federal (STF). Deputados contrários à proposta prometem ingressar na Justiça caso o Congresso a aprove Eles alegam que a PEC fere a separação dos Poderes da União e os direitos dos povos tradicionais.

O placar da votação ficou em 21 votos a zero a favor da PEC. Os deputados PT, PCdoB, PV, PSOL e Rede, contrários à proposta, deixaram a sessão antes de a votação ocorrer como forma de protesto. Na tentativa de adiar a votação do texto substitutivo da PEC 215/2000, os deputados contrários ao texto colocaram cinco requerimentos pelo adiamento da reunião. Um a um, os ruralistas da comissão derrubaram os requerimentos, que começaram com o pedido de cinco sessões de adiamento e foram até a uma sessão de suspensão.

Entre as alegações para o adiamento estava o clima de tensão em áreas indígenas e rodovias bloqueadas pelas populações indígenas O argumento era de que os índios entendem que o contrato social foi quebrado e que a aprovação da proposta poderia intensificar as tensões. O deputado Sarney Filho (PV-MA), informou que durante a tarde 12 rodovias em oito Estados foram bloqueadas por indígenas como retaliação a condução da votação na comissão especial.

Durante toda a votação e após a sessão, indígenas que acompanharam o processo fizeram protestos. No final da noite de ontem, eles ainda permaneciam no prédio.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?