Comissão da Câmara aprova convite para ouvir quatro ministros de Lula
Flávio Dino, Silvio Almeida, Daniela Carneiro e Marco Dias devem ser ouvidos na Comissão de Segurança Pública da Câmara
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quinta-feira (23/3), o convite de quatro ministros do Estado para prestar esclarecimentos. Os nomes aprovados foram Flávio Dino (Justiça), Silvio Almeida (Direitos Humanos), Daniela Carneiro (Turismo) e Marco Edson Gonçalves Dias (GSI).
Flávio Dino é o campeão de convocações com 16 requerimentos da comissão. Porém, a presença de Dino foi solicitada também pela Comissão da de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC), por isso, foi feito um acordo. A oitiva do ministro será feita em conjunto.
Os deputados querem esclarecimentos de Dino sobre os acontecimentos do dia 8 de janeiro e possíveis “omissões do governo federal” diante das ameaças, a política de desarmamento do governo e a ida do ministro ao Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, sem uma escolta policial apropriada.
Com duas convocações, em linha com a segurança pública, a comissão quer esclarecimentos do chefe do GSI sobre o atentado do dia 8 de janeiro e as informações que o órgão de inteligência tinha antes do ato terrorista.
Direitos Humanos
Com três convocações, Silvio Almeida irá prestar esclarecimentos sobre a atuação de sua pasta a respeito da garantia dos Direitos Humanos dos detidos nos antidemocráticos. A comissão fala em “resguardo dos direitos humanos dos manifestantes indevidamente detidos em dependência da Polícia Federal”.
Os deputados citam crianças, mulheres, idosos e pessoas com deficiência envolvidos diretamente com atos de depredação e vandalismo. O colegiado ainda quer esclarecimentos sobre as recentes declarações de Silvio Almeida sobre a descriminalização das drogas no país.
Turismo
Já Daniela Carneiro, com duas convocações, deverá prestar esclarecimentos sobre seu suposto envolvimento com grupos milicianos do Rio de Janeiro.
Em linha com as milícias, ela também será questionada sobre suas relações com empresas suspeitas de crimes na contratação de automóveis para seu gabinete.
Datas das audiências
- 11 de abril, Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) – oitiva conjunta
- 12 de abril, Silvio Almeida (Direitos Humanos)
- 19 de abril, Marco Edson Gonçalves Dias (GSI)
- 26 de abril, Daniela Carneiro (Turismo)