Comissão aprova convite a Guedes e Lorenzoni para depor no Senado
Ministro da Economia será ouvido sobre impactos do coronavírus e do petróleo. Onyx falará sobre o Bolsa Família
atualizado
Compartilhar notícia
A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado (CAE) aprovou, nesta terça-feira (10/03), requerimento para que o ministro da Economia, Paulo Guedes, compareça ao colegiado para falar sobre medidas que o governo federal está tomando para conter o impacto do coronavírus e da crise do petróleo na economia brasileira.
Embora tenha sido aprovado um convite, ele seria originalmente convocado por proposta do senador Reguffe (Pode-DF). O parlamentar aceitou mudar o entendimento baseado em pedidos de governistas, que alegaram que os ministros do presidente nunca teriam se negado a colaborar com as comissões do Congresso.
Além de Guedes, a CAE convidará a depor o ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni (DEM), para falar sobre o Bolsa Família. O requerimento, de autoria de Tasso Jereissati (PSDB-CE) e Jean Paul Prates (PT-RN), quer esclarecer os critérios de distribuição de recursos do programa.
Isso porque, recentemente, o jornal O Estado de S.Paulo divulgou que apenas 3% das famílias contempladas com a entrada no programa em janeiro de 2020 são da Região Nordeste — que concentra o maior número de pessoas em situação de pobreza. Por outro lado, Sul e Sudeste receberam 75% dos novos benefícios.