metropoles.com

Comandante do Exército também defende militar para ministro da Defesa

Desde semana passada, general Silva e Luna responde interinamente pela pasta. Temer anunciou que titular será civil

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
DIDA SAMPAIO/ESTADAO
EDUARDO VILLAS BOAS/ENTREVISTA
1 de 1 EDUARDO VILLAS BOAS/ENTREVISTA - Foto: DIDA SAMPAIO/ESTADAO

Por meio de sua conta pessoal no Twitter, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, associou-se ao comandante da Marinha, almirante Eduardo Bacelar Leal Ferreira, nesta segunda-feira (5/3), para defender a permanência de um militar no comando do Ministério da Defesa. As informações são do jornal O Globo.

O presidente Michel Temer nomeou, na última semana, o general Silva e Luna como ministro interino. Porém, afirmou que em breve anunciará o nome de um civil para comandar a pasta.

Durante entrevista ao O Globo, o comandante da Marinha afirmou: “Um militar, como qualquer outro profissional escolhido pelo presidente da República, pode sim chefiar o Ministério da Defesa. Anteriormente, profissionais de outras carreiras de Estado já exerceram esse cargo, e não há qualquer razão para que um militar não possa exercê-lo”, disse. Ele lembrou que o atual chefe da pasta nos Estados Unidos é um fuzileiro naval de carreira.

Segundo o almirante, não há desentendimento entre as três forças sobre quem deve chefiar o órgão. “As Forças Armadas vivem um ambiente de extrema cooperação e, em atuação conjunta, buscam cumprir as missões a nós atribuídas”, disse, ainda na entrevista ao veículo carioca. “Não há a mínima restrição à indicação de um general para o cargo de ministro da Defesa, até porque essa escolha é prerrogativa do presidente. Adicionalmente, no caso em questão, o general Silva e Luna conta com larga experiência no cargo de secretário-geral do ministério e se desincumbe de suas funções de maneira competente e equilibrada”, acrescentou.

Com agenda no Rio de Janeiro, o comandante do Exército participou de reunião com o interventor na segurança pública, general Braga Netto, e também usou o Twitter para fazer comentários sobre a intervenção. Segundo ele, o Exército não fará promessas que não pode cumprir.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?