Com servidores, Mandetta ganha quadro em galeria de ex-ministros
Após semanas de crise com o presidente Jair Bolsonaro, ele foi oficialmente demitido nesta quinta-feira
atualizado
Compartilhar notícia
Imagens exclusivas do Metrópoles mostram o agora ex-ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta (DEM) no momento em que, cercado por servidores, viu sua foto ser adicionada à galeria de ex-gestores da pauta. Após semanas de desgastes com o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) por divergências quanto à política de combate à Covid-19, ele foi demitido nesta quinta-feira (16/04).
Dada a confirmação da demissão, Mandetta deu uma coletiva em que evitou críticas ao presidente e se concentrou em agradecer nominalmente grande parte da equipe que trabalhou com ele na pasta e em incentivar a equipe que permanece no Ministério a prosseguir com os trabalhos. “Não tenham medo”, disse ele.
Se chamou Bolsonaro de “humanista” e minimizou o embate com ele, contudo, Mandetta ainda guardou uma alfinetada, insistindo na ciência como resposta na luta contra o coronavírus. “Esse problema (a demissão) é insignificante. Nada tem significado que não seja uma defesa intransigente da vida, do SUS e da ciência.”
O oncologista Nelson Teich foi convidado para o posto. Mandetta confirmou a demissão em post no Twitter às 16h17. A exoneração ocorre em meio à crise do novo coronavírus e após um longo e explícito processo de fritura do ex-ministro.
Confira imagens dos últimos momentos de Mandetta no ministério: