metropoles.com

Com expectativa sobre Previdência, Onyx se reúne com Maia e Alcolumbre

Após encontro com os presidentes da Câmara e do Senado, Onyx se encontra a portas fechadas com Jair Bolsonaro

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Rafaela Felicciano/Metrópoles
Onyx Lorenzoni
1 de 1 Onyx Lorenzoni - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Em uma semana de grandes expectativas para o Executivo e o Legislativo, o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, começou esta segunda-feira (01/07/2019) em reunião com os presidentes da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Davi Alcumbre (DEM-AP), e o secretário especial da Previdência, Rogério Marinho, na residência oficial.

Entre as pautas da reunião, estava a votação da reforma da Previdência, marcada para esta terça-feira (02/07/2019), na Comissão Especial. Havia a expectativa de que ela ocorresse na semana passada, no entanto, Onyx afirmou que o adiamento foi, na realidade, uma “vitória” ao Executivo.

“Qual era a expectativa dita pelos analistas de muitos veículos? Que a Previdência só estaria concluída no fim do ano, que ninguém votaria nada no primeiro semestre. E nós estamos ajustando para votar em plenário no primeiro semestre. Isso é vitória”, comentou.

Rodrigo Maia tenta fechar acordo com os líderes para não desidratar a reforma proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. O parlamentar também é um dos principais articuladores para devolver os estados e municípios para a proposta. Um encontro do presidente da Câmara com governadores está previsto para acontecer nesta terça-feira (02/07/2019).

Na corda bamba
Onyx, que era encarregado pela articulação do governo com o Congresso Nacional, perdeu o posto para o recém-assumido secretário de Governo, general Luiz Eduardo Ramos. As especulações são de que, com a troca dos encargos, o chefe da Casa Civil possa cair.

A proximidade do ministro com os titulares do Congresso incomodaria o presidente Jair Bolsonaro (PSL), que tem se queixado, nos bastidores, da política “toma lá dá cá” de Onyx.

Ainda nesta segunda, Onyx e Bolsonaro têm reunião de portas fechadas. A pauta do encontro não foi informada pelas assessorias. Em seis meses de gestão Bolsonaro, o governo foi marcado pela demissão de mais de 30 integrantes do alto escalão – entre eles quatro ministros.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?