metropoles.com

Com Eduardo presidindo sessão, oposição discursa contra Bolsonaro

Filho 03 do presidente Jair Bolsonaro não respondeu às provocações dos parlamentares do PDT e do PT que subiram à tribuna

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Paulo Sergio/Agência Câmara
Eduardo Bolsonaro
1 de 1 Eduardo Bolsonaro - Foto: Paulo Sergio/Agência Câmara

Deputados de oposição aproveitaram, nesta quinta-feira (16/12), o período de breves discursos com o deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) sentado na cadeira de presidente da Câmara dos Deputados, e subiram à tribuna para criticar o presidente Jair Bolsonaro (PL), pai de Eduardo.

O vice-líder do PDT, deputado Paulo Ramos (RJ), aliado do ex-ministro e presidenciável Ciro Gomes (PDT) – alvo de operação da Polícia Federal nessa quarta-feira (15/12) – afirmou que o governo Jair Bolsonaro usa o Estado para perseguir adversários.

“O exercício parlamentar cria uma vulnerabilidade grande em relação a honra, a honra pessoal todos somos vulneráveis. Numa sociedade democrática sadia os riscos são grandes, mas numa sociedade como a nossa a partir da liderança desse presidente da República a vulnerabilidade é ainda maior, porque ele dispõe de instrumentos de estados para promover perseguições”, disse o pedetista.

14 imagens
A seguir, os candidatos à Presidência
Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes
Ciro Gomes, do PDT
1 de 14

O primeiro turno da eleição para presidente da República está marcado para 2 de outubro de 2022

Rafaela Felicciano/Metrópoles
2 de 14

A seguir, os candidatos à Presidência

Raimundo Sampaio/Esp. Metrópoles
5 de 14

Cabo Daciolo (Brasil 35) - Filiou-se ao partido Brasil 35 em outubro de 2021 e foi oficializado como pré-candidato para as eleições. No fim de dezembro, desistiu e declarou voto em Ciro Gomes

Alex Ferreira/Câmara dos Deputados
6 de 14

Ciro Gomes, do PDT

JP Rodrigues/Especial para Metrópoles
7 de 14

Felipe d'Ávila, do Novo

Reprodução/Instagram
8 de 14

Jair Bolsonaro, do PL

Alan Santos/PR
9 de 14

João Doria (PSDB) - Vencedor das prévias do partido, Doria está oficializado como pré-candidato

Rodrigo Zaim/ Especial Metrópoles
10 de 14

Leonardo Péricles, do UP

Emiliana Silbertein/ Amanda Alves/ Manuelle Coelho/ Jorge Ferreira
11 de 14

Luiz Inácio Lula da Silva, do PT

Fábio Vieira/Metrópoles
14 de 14

Simone Tebet, do MDB

Igo Estrela/Metrópoles

Na sequência subiu o deputado Helder Salomão (ES), vice-líder do PT, que destacou a última pesquisa do IPEC, na qual o ex-presidente Lula aparece com 48% das intenções de votos, ante 21% de Bolsonaro, e pontuou que 55% da população avalia o governo como ruim ou péssimo.

“Esses resultados mostram que a população brasileira está muito atenta ao que está acontecendo no Brasil. É óbvio que as pessoas estejam bastante desolada, desanimada e sem perspectiva com o futuro do país. Aumentou fome, desemprego, desigualdade social”, disse ele, pedindo que fosse veiculado o discurso no programa A Voz do Brasil.

O vice-líder da oposição, Jorge Solla (PT-BA), também subiu à tribuna e ironizou o governo.

“Infelizmente, o que podemos desejar é feliz 2023. Porque teremos mais um ano perdido com esse desgoverno. Com desastre, com desmento e com a destruição. Governo genocida, fascista que conseguiu em menos de três anos desmontar todas as políticas públicas que faziam a diferença na vida das pessoas. Estão normalizando os absurdos”, declarou.

Solla comentou ainda que Bolsonaro demitiu a diretora do Iphan por ter tido problemas com o empresário bolsonarist Luciano Hang, das lojas Havan. “Estamos acabando 2021 e fazendo contagem regressiva para acabar 2022. Ninguém acredita que chegaríamos nesse absurdo”, acrescentou.

De cabeça baixa, lendo documentos, Eduardo limitou-se a responder “perfeito”, a cada manifestação, e chamar o deputado seguinte.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?