Com Dino na Justiça, Ana Paula Lobato assume vaga no Senado
A primeira-suplente do ex-governador do Maranhão Flávio Dino vai assumir seu lugar na Casa Alta, já que ele vai para o Ministério da Justiça
atualizado
Compartilhar notícia
A indicação de Flávio Dino (PSB) para chefiar o Ministério da Justiça pelo futuro presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abre espaço para que a suplente do senador eleito assuma seu lugar no Senado Federal.
Ana Paula Lobato (PSB), de 38 anos, além de ser a primeira suplente da nova legislação, também será a senadora mais jovem da Casa. Lobato é vice-prefeita de Pinheiro, no norte do Maranhão, e também enfermeira e empresária. Ela é esposa do presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, Othelino Neto (PCdoB).
Flávio Dino foi eleito com mais de 62% dos votos válidos. Por dois mandatos, governou o estado maranhense de 2015 a 2022.
Como a posse do Executivo é no dia 1º de janeiro e a do Congresso somente em fevereiro, isto significa dizer que antes mesmo de assumir no cadeira no parlamento, Dino já deverá estar no governo. Ele apenas se licenciará para tomar posse no cargo para o qual foi eleito e depois retornar à Esplanada dos Ministérios, ficando a suplente no mandato pelos próximos quatro anos.
Com Ana Paula na suplência, o PSB mantém a única vaga que terá no Senado a partir do próximo ano. Agora, o Maranhão também terá duas representantes mulheres: Lobato e Eliziane Gama (Rede). A parlamentar celebrou a maioria da bancada.
Com a indicação do líder @FlavioDino para o Ministério da Justiça terei a honra de dividir o Senado Federal com a amiga e uma grande mulher @AnaPaulaNovaAl1 . Pela primeira vez na história a nossa bancada no Senado será de maioria feminina. Juntas faremos o melhor pelo MA.
— Eliziane Gama (@elizianegama) December 9, 2022
Nas redes sociais, ela comemorou a ida de Dino ao Ministério da Justiça: “Tenho orgulho de fazer parte do seu grupo político e de sua vitória maiúscula nas urnas, após uma linda campanha por nosso estado. Lhe desejo êxito nesta nova missão como um grande líder, a quem tive a honra de ser companheira de chapa ao Senado”.