Com críticas a Bolsonaro, Frota abandona candidatura e pede apoio a Baleia
Com renúncia, oito parlamentares concorrem ao pleito, mas a disputa está polarizada entre os nomes de Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi (MD
atualizado
Compartilhar notícia
O deputado federal Alexandre Frota (PSDB-SP) renunciou nesta segunda-feira (1º/2) a sua candidatura à presidência da Câmara dos Deputados e pediu apoio ao deputado Baleia Rossi (MDB-SP).
“Estou abrindo mão da minha candidatura. Estou renunciando para anunciar o meu voto a Baleia Rossi e pedir ao meu grupo, ainda que pequeno: votem para Baleia Rossi. Não vendam os seus votos”, disse o parlamentar, durante discurso no púlpito.
Com 334 deputados presentes, a Câmara dos Deputados iniciou nesta noite as eleições para presidência da Casa. Com a renúncia de Frota, oito parlamentares concorrem ao pleito, mas a disputa está polarizada entre os nomes de Arthur Lira (PP-AL) e Baleia Rossi.
Em sua fala, Frota teceu críticas ao presidente Jair Bolsonarto (sem partido) que, afirma o ex-aliado, negociou cargos do primeiro e segundo escalões do governo federal para o Centrão votar a favor de Lira, candidato que conta com o apoio do Palácio do Planalto.
“Tudo foi feito de forma cirúrgica para dar a vitória para Jair Bolsonaro. Bolsonaro leva o Brasil para a mais grave crise republicana. […] Eu poderia vender o meu voto para o Lira, assim como mais de 200 deputados aqui dentro fizeram, mas eu estaria votando pelo Bolsonaro, contra a democracia”, disse o deputado, que recebeu vaias. “Podem vaiar, mas essa é a verdade. Eu não farei isso. Não venderei o meu voto”, prosseguiu.