metropoles.com

Com crise na economia mundial, Maia cobra seriedade e diálogo

Segundo ele, a situação do cenário econômico se deteriora rapidamente e o Brasil não vai escapar de sofrer as consequências da piora global

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles

A economia internacional, abalada pela epidemia de coronavírus e com a queda no valor do barril de petróleo em mais de 30%, levou o presidente da Câmara dos deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), às redes sociais neste domingo (08/03) para alertar que o momento “exige seriedade e diálogo das lideranças do país”.

Segundo ele, a situação da economia mundial se deteriora rapidamente e o Brasil não vai escapar de sofrer as consequências da piora global.

Nos posts, Maia ressaltou que o Congresso Nacional “está pronto para avançar com as reformas necessárias capazes de restabelecer a confiança”.

Confira:

Petróleo
O petróleo do tipo Brent abriu o pregão desta segunda-feira (09/03) — ainda domingo no Brasil — em queda de mais de 30%. O movimento fez com que o preço do barril caísse para US$ 30, configurando a menor desvalorização desde a Guerra do Golfo, em 1991.

Especialistas avaliaram que o recuo se deu em razão da decisão da Arábia Saudita de aumentar a produção e oferecer descontos para tentar reverter a baixa procura provocada pelo medo do Covid-19.

Impactos
Na semana passada, a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) reduziu sua previsão para o crescimento global em 2020 em 0,5 ponto porcentual, de 2,9% para 2,4%, de olho nos impactos econômicos do coronavírus. Este é o nível mais baixo desde 2009.

Para a entidade, o Produto Interno Bruto (PIB) mundial pode ser até mesmo negativo no primeiro trimestre deste ano e cair para 1,5% em 2020, caso a epidemia se agrave.

“Os governos precisam agir com rapidez e força para superar o coronavírus e seu impacto econômico”, defende a OCDE. Para 2021, porém, a projeção de crescimento global foi elevada de 3,0% para 3,3%.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?