metropoles.com

Com aval de Lula, PT assume risco e adia escolha de vice

Para advogado do partido, decisão sobre vice nas mãos da Executiva pode causar impedimento de candidatura

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
WILSON PEDROSA/ FOTOS PÚBLICAS
gleisi-hoffmann
1 de 1 gleisi-hoffmann - Foto: WILSON PEDROSA/ FOTOS PÚBLICAS

Depois de se reunir com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, condenado e preso pela Operação Lava Jato, na Superintendência da Polícia Federal em Curitiba (PR), a senadora Gleisi Hoffmann, presidente nacional do PT, anunciou nesta sexta-feira (3/8) que a sigla deixará para a Executiva do partido decidir até dia 14 a definição do nome de vice na chapa para disputar a Presidência da República. Segundo advogados da legenda, a decisão representa um risco à candidatura do PT nas eleições 2018.

“Não houve nenhuma mudança jurisprudencial na Justiça Eleitoral”, justificou a senadora sobre uma possível modificação de entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), determinando que o nome de vice seja homologado 24h após as convenções partidárias.

O PT deve oficializar neste sábado (4/8) o nome de Lula como candidato do partido ao Palácio do Planalto. O ex-presidente, condenado a 12 anos e 1 mês de prisão pelo TRF-4, pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão, advogado do PT junto ao TSE, disse que a decisão comunicada por Gleisi é de risco. “Acho uma atitude de risco. A gente nunca sabe como o tribunal vai decidir. Mas existem razões políticas (para a decisão do PT) que devem ser levadas em conta”, disse ele.

Segundo advogados eleitorais, em eleições passadas, a Justiça Eleitoral autorizava as convenções partidárias a delegar a escolha do vice. “Sempre foi autorizado delegar até a data do registro (15 de agosto)”, disse o especialista em direito eleitoral Helio Silveira.

A posição de Gleisi depois da reunião com Lula surpreendeu a sigla que, desde quinta-feira (2/8), se apressou para tentar definir o nome do vice até o encontro nacional do partido, com poderes de convenção, marcado para este sábado, em São Paulo (SP).

A estratégia inicial do PT era escolher o vice até o dia 15, quando acaba o prazo para registro das candidaturas. Na quinta, os advogados da legenda mudaram de opinião e orientaram a direção a antecipar a escolha para este sábado. No início desta sexta, Gleisi, o ex-prefeito Fernando Haddad, o advogado Luiz Eduardo Greenhalgh e o tesoureiro do PT, Emídio de Souza, embarcaram rumo a Curitiba para anunciar a mudança de planos e definir a nova estratégia com o ex-presidente.

Dirigentes petistas, no entanto, já diziam temer pela reação de Lula. Segundo lideranças da sigla, Luiz Inácio Lula da Silva determinou que o partido retomasse a estratégia oficial. Nesta tarde, Gleisi ouviu outros advogados e depois de conversar com Lula, decidiu voltar à estratégia original, apesar do risco.

Manuela D’Ávila
As reviravoltas provocaram tumulto no PT e em partidos aliados, com o PCdoB, que pode ficar com a vaga de vice. Gleisi chegou a marcar uma reunião com a presidente da legenda, Luciana Santos, para decidir se Manuela d’Avila seria a escolhida.

Segundo fontes do PCdoB, a direção petista sugeriu que Manuela retirasse a candidatura e ficasse no “banco de reservas” até a situação de Lula ser definida pela Justiça Eleitoral.

Ainda de acordo com as fontes do PCdoB, a estratégia petista era indicar provisoriamente um vice do próprio PT, possivelmente Fernando Haddad, visto como possível substituto de Lula, e a chapa “real”, com Manuela de vice, só seria anunciada quando esgotarem as possibilidades do ex-presidente na Justiça. O PCdoB considerou a proposta “constrangedora” e recusou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?