Com apoio iminente, Maia cita acordo com oposição para votar o Fundeb
Líderes e deputados de PT, PSB, PDT e PSB se reuniram nesta quinta-feira (17/12). Projeto está na pauta da Casa
atualizado
Compartilhar notícia
Na iminência de partidos da oposição anunciarem apoio ao bloco liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), na disputa à presidência da Casa, o parlamentar publicou, nesta quinta-feira (17/12), uma foto com integrantes da aliança e da sua base, destacando que o grupo está fechando acordo para a votação do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) que voltou do Senado.
“Estamos reunidos, neste momento, com líderes da esquerda, do centro democrático fechando o acordo para votarmos juntos o texto do Fundeb que veio do Senado”, escreveu Maia.
Estamos reunidos, neste momento, com líderes da esquerda, do centro democrático fechando o acordo para votarmos juntos o texto do Fundeb que veio do Senado. pic.twitter.com/jLpbwnv4WI
— Rodrigo Maia (@RodrigoMaia) December 17, 2020
O plenário da Câmara deve votar, ainda nesta quinta-feira, o Projeto de Lei nº 4.372/20, que regulamento o novo Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb). O Senado Federal descartou as alterações que retiravam recursos de escolas públicas para repassar para escolas privadas sem fins lucrativos, algumas delas ligadas a igrejas e ao Sistema S.
Reunião
Líderes e deputados de PT, PSB, PDT e PSB – que reúnem 122 parlamentares – encontraram-se com Maia e líderes do bloco que apoia o atual presidente, formado por DEM, MDB, PSL, PSDB, Cidadania e PV, com 158 deputados. Os partidos de oposição devem anunciar a decisão até essa sexta-feira (18/12).
PSB, PCdoB e PDT já definiram que estão com o bloco de Maia, apenas o PT resiste. O partido decidiu que não vai apoiar o líder do Centrão, Arthur Lira (PP-AL), mas uma ala do partido deseja lançar candidatura.
A expectativa é que o bloco anuncie quem será o candidato à presidência da Câmara ainda nesta semana. Os mais cotados são Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) e Baleia Rossi (MDB-SP). O escolhido disputará contra Lira a eleição a ser realizada no dia 1° de fevereiro de 2021.