metropoles.com

Código do PCC surge em vídeo de Alckmin e campanha altera às pressas

Número associado à facção estava escrito em bandeira do Brasil que aparece na peça publicitária

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/Youtube
geraldo
1 de 1 geraldo - Foto: Reprodução/Youtube

O candidato do PSDB à Presidência da República, Geraldo Alckmin, lançou na última terça-feira (28/8) um vídeo promocional do jingle da campanha. Nele, Alckmin provoca o presidente Michel Temer (MDB), a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e Jair Bolsonaro (PSL), adversários na corrida ao Planalto. No entanto, um detalhe fez a equipe do tucano alterar a gravação: um código ligado ao Primeiro Comando da Capital (PCC).

Em um determinado momento, uma jovem negra surge à frente de uma bandeira do Brasil. No centro do desenho, em vez de Ordem e Progresso, está escrito 1533. O número corresponde às letras do alfabeto. A 15ª é o P. A 3ª letra, o C.

O vídeo original foi publicado pelo site Poder360. Veja o frame:

Reprodução/Youtube

Em seguida, a peça foi editada e atualizada pela equipe do tucano no YouTube. A jovem ganhou mais destaque, ficando ao centro da imagem, e a bandeira foi desfocalizada manualmente. Segundo a assessoria do presidenciável, a mudança ocorreu por motivos técnicos.

Reprodução/Youtube

O PCC, uma das maiores facções criminosas do país, ronda a campanha do tucano. Alckmin governou o estado de São Paulo por duas ocasiões (2001-2006 e 2011-2018). Ele é constantemente questionado sobre o crescente aumento de poder do PCC, mesmo quando esteve à frente do Executivo paulista.

O tema foi abordado durante entrevista ao Jornal Nacional, na TV Globo. Ele negou que a facção continue dando ordens de dentro de presídios do estado. Em checagem das informações obtidas na sabatina, a Agência Lupa diz que as afirmações são falsas.

Nesta quinta (30), em mais um vídeo de campanha, Alckmin fez críticas veladas a Jair Bolsonaro. “Não é na bala que se resolve”, diz a gravação. A peça mostra vários objetos com nomes de problemas que o Brasil enfrenta sendo atingidos por balas.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?