metropoles.com

CNI/Ibope: governo de Jair Bolsonaro tem aprovação de 35%

Levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (24/04/2019) pela Confederação Nacional da Indústria (CNI)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Cristiano Gomes/Metrópoles
bolsonaro_pesquisa
1 de 1 bolsonaro_pesquisa - Foto: Cristiano Gomes/Metrópoles

Pesquisa do Ibope encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que 35% dos brasileiros aprovam o governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL). Dos entrevistados, 31% consideram a gestão regular e 27% avaliam como ruim ou péssima. O levantamento foi divulgado nesta quarta-feira (24/04/2019).

Na comparação com outros governos, Bolsonaro tem o pior julgamento para o início de mandato desde a redemocratização. A série histórica mostra Fernando Collor com 45% de avaliação ótima ou boa, em 1990, Fernando Henrique com 41% em 1995, Luiz Inácio Lula da Silva com 51% em 2003 e Dilma Rousseff com 56% em 2011.

O atual presidente só se sai melhor do que Itamar Franco (34%, em 1993) e Michel Temer (14%, em 2016). Itamar e Temer assumiram o Palácio do Planalto após o impeachment de Collor e Dilma, respectivamente.

Confiança
A pesquisa revela que a confiança no presidente é maior do que a desconfiança. Para 51% da população, Bolsonaro é confiável. Já os que não confiam são 45%. Nesse quesito, 4% não souberam ou não responderam.

Por quesitos, a gestão de Bolsonaro é melhor avaliada na segurança pública, na educação, no meio ambiente e no combate à inflação. Nesses aspectos, a satisfação da população varia entre 47% e 57%.

Os entrevistados apontam como pontos ruins do governo a taxa de juros, os impostos, a saúde e o combate ao desemprego. A insatisfação varia de 49% a 57%.

Repercussão dos dados
A boa avaliação de Bolsonaro na segurança, força de tração na campanha eleitoral, é ligada às mudanças na chefia da pasta, agora comandada pelo ministro Sergio Moro. “Em quatro meses de governo é difícil avaliar, mas a população percebeu mudanças”, explicou o gerente-executivo de Pesquisa da CNI, Renato da Fonseca.

Para Renato, a avaliação baixa de Bolsonaro em raleção a outros presidentes se deve à polarização da última eleição. “Estamos no início de governo. Pouca coisa de impacto aparece e de forma que a população perceba. Já mostramos em outras pesquisas que algumas coisas estão andando, mas na discussão com a população não percebemos esse resultado”, destacou.

Renato frisa que a avaliação ruim do governo está ligada, principalmente, à economia. “A economia está parada. As pessoas pensaram que elegendo Bolsonaro, em seguida, ela melhoraria, mas muita gente continua desempregada, com salário baixo”, detalhou.

A pesquisa CNI/Ibope entrevistou duas mil pessoas em 126 municípios entre 12 e 15 de abril. A margem de erro é a de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%, ou seja, a probabilidade de os resultados corresponderem à realidade é de 95%.

Veja destaques da pesquisa CNI/Ibope:

>> Popularidade do personagem é maior entre os homens em relação às mulheres;

>> Nordeste tem a pior avaliação do presidente e do governo;

>> Quanto maior o nível de renda, maior a popularidade do presidente;

>> Para 51% da população, Bolsonaro governa melhor do que o ex-presidente Michel Temer (MDB).

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?