metropoles.com

Ciro vai de 20% para 18% e Haddad sobe de 8% para 13% no Nordeste

No Sul, após facada, intenções de voto em Bolsonaro tiveram crescimento de 23% para 37%

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Giovanna Duarte/Campanha Ciro Gomes/Divulgação
Ciro em carreata CE
1 de 1 Ciro em carreata CE - Foto: Giovanna Duarte/Campanha Ciro Gomes/Divulgação

Na disputa pelo espólio eleitoral do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Nordeste, o candidato à Presidência Ciro Gomes (PDT) oscilou de 20% para 18% na preferência do eleitorado da região, onde cumpriu agenda no último fim de semana (foto em destaque). Os dados fazem parte da última pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira (11/9). O último levantamento do instituto havia sido divulgado no dia 5 de setembro.

Fernando Haddad (PT), que foi confirmado como o candidato do PT nesta terça-feira, cresceu nas intenções de voto entre os nordestinos de 8% para 13%. Marina Silva (Rede) oscilou negativamente de 13% para 11% na preferência do eleitorado da região. Jair Bolsonaro (PSL), que nacionalmente lidera a pesquisa e cresceu com base no último levantamento, teve o desempenho inverso no Nordeste, caindo de 15% para 12%.

Já na região Sudeste Bolsonaro continua liderando com 29% das intenções de voto, acima dos 24% conquistados na semana anterior. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSDB) ficou estagnado em 10% na região. Marina Silva era preferida por 11% dos eleitores no território, e agora é citada por 9% – o mesmo patamar, considerando a margem de erro de dois pontos porcentuais. Ciro tem 8% no Sudeste, mesmo índice que registrou há uma semana. Haddad, ex-prefeito de São Paulo, continua com 6% da preferência na região.

Sul com Bolsonaro
Após ser atacado com um golpe de faca no abdômen, o maior crescimento de Bolsonaro na pesquisa Ibope se deu na região Sul, onde o candidato do PSL subiu de 23% para 37%. Quem caiu na região foi Marina Silva (PDT), que variou de 10% para 6%, e Ciro Gomes (PDT), indo de 10% para 8%. Entre os sulistas, Geraldo Alckmin é preferido por 8% dos eleitores, mesmo índice registrado na semana anterior.

Na soma das regiões Norte e Centro-Oeste, Bolsonaro tem a preferência de 31% dos entrevistados pelo Ibope. No último dia 5, o índice do candidato do PSL nesses locais era de 26%. Ciro Gomes aparece em segundo lugar nas duas regiões com 10% (tinha 13%), Marina caiu de 14% para 9% e Haddad subiu de 3% para 6%.

O Ibope foi às ruas entre os dias 8 e 10 de setembro e ouviu 2.002 eleitores aptos a votar nesta eleição. A margem de erro estimada é de 2 pontos porcentuais para mais ou para menos, com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo BR-05221/2018.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?