Ciro Nogueira sobre nova troca na Petrobras: “Já era esperada”
Governo federal anunciou a demissão de José Mauro Coelho, indicado em 6 de abril, na noite de segunda-feira (23/5)
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro-chefe da Casa Civil, Ciro Nogueira, disse que a terceira troca na Petrobras, na noite desta segunda-feira (23/5), “já era esperada”, em virtude da mudança no Ministério de Minas e Energia. Há duas semanas, Bento Costa Lima Leite de Albuquerque foi exonerado, a pedido, para a entrada de Adolfo Sachsida.
“Tivemos a troca do comando do ministério, para o ministro Saschida. Acho que a política que diz respeito a esse setor no país, apesar de a Petrobras ter sua independência de gestão, tem que estar completamente alinhada com o novo ministro. Então, já era esperado”, disse Nogueira em entrevista ao SBT News.
O ministro disse ainda que a substituição só não havia sido anunciada por fatores da economia internacional, como o dólar e cotação das ações da estatal.
“São situações que você não pode anunciar, porque tem toda uma questão de ações […], mas já era esperado. José Mauro, grande brasileiro que tentou fazer todo o possível. Ele tinha um alinhamento maior com outro grande brasileiro, que era o ministro Bento, mas estamos vivendo um novo momento no setor de Minas e Energia”, completou.
O chefe da Casa Civil argumentou que a política de preços praticados pela Petrobras é o fator que, no momento, mais angustia o presidente. Questionado se as trocas seguidas, ao contrário do que o presidente Jair Bolsonaro (PL) vem reforçando, não caracteriza uma forma de intervenção, Ciro negou.
“Não vejo [como intervenção]. Houve a mudança no comando do ministério. Esses lucros da Petrobras angustiam todos nós por conta da questão do preço alto. São situações que foram criadas na governaça da Petrobras por anos e anos de escândalos do Partido dos Trabalhadores”, sugeriu o ministro.
“Com certeza é o fator que mais angustia o presidente da República. Nâo é um problema apenas do nosso país, e sim, um problema mundial”, completou.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.