metropoles.com

Ciro diz que Haddad seria presidente “por procuração” de Lula

Postulante pelo PDT comparou ex-prefeito de São Paulo a Dilma Rousseff

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ TV Bandeirantes
Ciro Gomes em debate da TV Bandeirantes. Ele olha para frente e fala ao microfone, sob fundo azul - Metrópoles
1 de 1 Ciro Gomes em debate da TV Bandeirantes. Ele olha para frente e fala ao microfone, sob fundo azul - Metrópoles - Foto: Reprodução/ TV Bandeirantes

O candidato do PDT à Presidência da República, Ciro Gomes, disse nesta quarta-feira (12/9) que o postulante do PT, Fernando Haddad, se eleito, será “presidente por procuração de Lula”, comparando o ex-prefeito de São Paulo à ex-presidente Dilma Rousseff em termos de “inexperiência” para ocupar o Palácio do Planalto.

Ciro criticou o PT por ter anunciado Haddad no lugar do ex-presidente Lula apenas na terça-feira (11) e afirmou que o partido “só pensa em si, não no Brasil”. O pedetista participa de sabatina no jornal O Globo.

Ao comentar o convite que recebeu do PT para ser vice de Lula quando a candidatura do petista foi posta em xeque pela Lei de Ficha Limpa, Ciro disse: “Veio Dilma, Roberto Requião intermediando essa conversa. O Brasil não precisa de presidente por procuração. Sou amigo de 30 anos do Lula, estive na luta contra o impeachment, dois terços dos votos do Ceará foram contra, fui ministro dele. Mas o Brasil não aguenta outra Dilma”, afirmou.

Sem atacar Haddad, Ciro disse que o candidato não tem estofo para ocupar o Planalto por não conhecer o Brasil. “Haddad, não por demérito dele, não conhece o Brasil, não tem experiência, até ele saber onde fica a cabeça do cachorro, o Vale do Jequitinhonha, o Alto Solimões… fica difícil. Minha crítica é a essa dinâmica, que se aproveita dessa generosa gratidão pela obra do Lula que o povo tem, para de repente você agora nomear uma pessoa. A gente já viu esse filme”.

Para Ciro, o PT põe seus interesses acima das demandas nacionais. “O brasileiro tem de separar o justo interesse do PT e o interesse nacional, visto pelo ângulo mais progressista, solidário ao pobre, (que pensa nas) questões do petróleo, Eletrobras, que estarão em jogo no voto agora. O PT muitas vezes dá demonstração de que só pensa em si. Nesse caso, é flagrante isso. Todos eles sabiam que Lula não poderia ser presidente. Em vez de respeitar a inteligência do povo, manipularam”, acusou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?