metropoles.com

Cidade do pai de Arthur Lira recebeu R$ 3,8 mi do orçamento paralelo

Biu de Lira é prefeito de Barra de São Miguel, no litoral de Alagoas. Montante foi repassado por meio da Codevasf

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Reprodução/ Redes sociais
Presidente da Câmara, Arthur de Lira, e o pai, Biu de Lira, prefeito de Barra de São Miguel
1 de 1 Presidente da Câmara, Arthur de Lira, e o pai, Biu de Lira, prefeito de Barra de São Miguel - Foto: Reprodução/ Redes sociais

A pequena Barra de São Miguel, cidade de 8,4 mil habitantes no litoral de Alagoas, recebeu R$ 3,82 milhões do chamado orçamento paralelo.

O município é governado pelo ex-senador Benedito de Lira (PP), o Biu de Lira. O prefeito é pai do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). As informações foram reveladas pelo jornal O Globo e confirmadas pelo Metrópoles.

Os recursos foram repassados por meio da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf).

3 imagens
O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)
Lira criou em setembro um grupo de trabalho para tentar um consenso sobre os jogos
1 de 3

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Igo Estrela/Metrópoles
2 de 3

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL)

Igo Estrela/Metrópoles
3 de 3

Lira criou em setembro um grupo de trabalho para tentar um consenso sobre os jogos

Igo Estrela/Metrópoles

O convênio é assinado por Biu de Lira e pelo superintendente regional da Codevasf em Alagoas, João José Pereira Filho, que assumiu o cargo em abril deste ano. João José é primo de Arthur Lira.

O objeto do convênio trata da pavimentação e drenagem de vias do povoado Palatéia, na cidade governada por Biu de Lira.

“Com a pavimentação do acesso a localidade Palatéia, os produtores marisqueiros terão um aumento no fluxo de escoamento da produção de ostras e mariscos, aumentando a renda e proporcionando mais qualidade de vida”, diz a justificativa do projeto.

O convênio foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) no último dia 29 de outubro. Confira:

CV 5.147.00.2021 – 916777.2021 – PUBLICAÇÃO by Tacio Lorran Silva on Scribd

Falta de transparência

Por se tratar de emenda de relator (RP9), não se sabe quem é o parlamentar que pediu a transferência de recursos a Barra de São Miguel.

A falta de transparência da medida é analisada no plenário do Supremo Tribunal Federal (STF). Até às 10h45 desta terça-feira (9/11), a Suprema Corte tem quatro votos a zero a favor da publicidade das emendas de relator-geral.

Os magistrados também concordaram em manter a liminar da ministra Rosa Weber que suspende “integral e imediatamente” a execução do orçamento paralelo neste ano, “até final julgamento de mérito” da ação.

O dispositivo tem sido usado pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) para favorecer parlamentares que votam junto ao governo.

“O relator-geral desonera-se da observância do dever de atender os mandamentos da isonomia e da impessoalidade ao atribuir a si próprio a autoria das emendas orçamentárias, ocultando , dessa forma, a identidade dos efetivos requerentes das despesas, em relação aos quais recai o manto da imperscrutabilidade”, afirma Weber.

Procurados, Lira não se manifestou, ao Metrópoles, sobre o repasse. Ao jornal O Globo, o deputado federal disse que a disponibilidade orçamentária para a pavimentação na cidade do pai começou no ano passado.

“Com a apresentação e análise de projetos, pelo trâmite, o convênio foi empenhado em setembro e não às vésperas da votação da PEC [dos Precatórios”, assegurou a assessoria de imprensa do presidente da Câmara.

A Codevasf assegurou ao Metrópoles que os repasses financeiros à Barra de São Miguel serão realizados à medida que houver execução do objeto.

“Por tratar-se de convênio recente, não houve execução do objeto nem pagamentos até o momento. O convênio foi formalizado no âmbito da unidade descentralizada da Codevasf que atua em Alagoas”, confirmou.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?