Chuvas em SP: governo federal reconhece calamidade pública em São Sebastião
Município de São Sebastião foi um dos mais afetados pelas chuvas na região. Até o momento, governo de SP registrou ao menos 24 mortes
atualizado
Compartilhar notícia
O governo federal reconheceu o estado de calamidade pública no município de São Sebastião (SP). A cidade foi uma das mais atingidas pelas fortes chuvas na região.
O ato foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) deste domingo (19/2) e assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve interromper o período de descanso durante o feriado de Carnaval, em Salvador, para ir a São Paulo acompanhar as ações de enfrentamento dos estragos causados pelas chuvas. O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, e Wolnei Wolff, também devem acompanhar a visita ao estado.
Os fortes temporais que caíram nas últimas 24 horas provocaram ao menos 24 mortes. As chuvas causaram alagamentos e deslizamentos de terra que afetam o trânsito em pelo menos três rodovias e atingiram, além de São Sebastião, os municípios de Ubatuba, Ilhabela e Juquehy.
Uma equipe da Defesa Civil Nacional verifica os estragos dos temporais já neste domingo (19/2). O Ministério da Defesa foi acionado para acompanhar as ações de desobstrução de vias da região.
Auxílio do Exército
O governador Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) solicitou, neste domingo, o apoio ao Exército Brasileiro para ações de atendimento às vítimas das chuvas. Os militares devem atuar em operações de resgate e transporte de feridos.
O Comandante do Exército, Tomás Paiva, autorizou o emprego de tropas do Comando Militar do Sudeste, atendendo a solicitação do Governo. O comando regional, neste domingo, já auxiliou no lançamento de uma ponte em Campinas, onde uma ponte de concreto foi destruída após as fortes chuvas que afetaram a cidade.
De acordo com o Governo de São Paulo, serão empregadas duas aeronaves, uma de modelo HM-1 Pantera e outra HM-4 Jaguar, com as respectivas equipes de busca e salvamento. Os grupos já decolaram em direção do Litoral Norte. Técnicos do batalhão de Engenharia de Pindamonhangaba atuarão nos trabalhos de resgate de desobstrução da BR-101.