Chefe da Comissão Europeia conversa com Lula e diz que virá ao Brasil
Em conversa por telefone, Lula e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, falaram sobre o acordo Mercosul-União Europeia
atualizado
Compartilhar notícia
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou nesta quinta-feira (16/2), por telefone, com a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen. Pelas redes sociais, a política alemã classificou como “boa” a ligação com o presidente brasileiro e disse que ambos estão empenhados em fortalecer a parceria entre a União Europeia e o Brasil, principalmente no que se refere à conclusão do acordo entre o Mercosul e o bloco europeu.
Von der Leyen ainda defendeu uma intensificação da luta conjunta contra o desmatamento.
Em resposta, Lula disse que a presidente da Comissão Europeia será muito recebida em visita ao Brasil, que ela indicou que será feita “em breve”.
Será muito bem recebida. Vamos reforçar as parcerias entre Brasil e União Europeia para o fortalecimento das nossas economias e no avanço de causas comuns para a construção de um mundo melhor. https://t.co/18Sth4q1OD
— Lula (@LulaOficial) February 16, 2023
Lula pretende fechar o acordo entre o Mercosul – formado por Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai – e a União Europeia, que reúne 27 países europeus, ainda no primeiro semestre deste ano.
Em 30 de janeiro, o petista recebeu o chanceler e primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz, que disse: “Ambos queremos que haja um rápido avanço nessa questão”.
As negociações do tratado entre os blocos foram concluídas em 28 de junho de 2019, mas para que o acordo passe a funcionar de fato, deve passar por um processo de revisão e ratificação por parte dos congressos nacionais dos países do Mercosul e pelo Parlamento Europeu.