metropoles.com

Chanceler sobre fala de Guedes: “Não prejudica relações com a China”

Ministro da Economia disse que chineses inventaram o novo coronavírus e que a vacina deles é menos efetiva do que a americana

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
TV Câmara/Reprodução
Chanceler Carlos França
1 de 1 Chanceler Carlos França - Foto: TV Câmara/Reprodução

O ministro das Relações Exteriores, Carlos França, evitou comentar nesta quarta-feira (28/4) a declaração do ministro da Economia, Paulo Guedes, sobre a China ter inventado o vírus da Covid-19 e destacou que a fala do colega em nada prejudica as relações entre Brasil e o país asiático.

O chanceler afirmou também que está tratando da aceleração da chegada de Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) ao Brasil e sobre a possibilidade de adquirir vacinas da Sinopharm.

Segundo França, Guedes já esclareceu a fala dele. “Eu acho que não me cabe fazer interpretação do que disse um colega meu de ministério, né? Entendo que a frase já foi esclarecida. Acredito que a fala dele não prejudica as relações que o Brasil tem com a China”, afirmou França em audiência na Câmara dos Deputados.

“Eu tenho um excelente relacionamento com o embaixador chinês aqui em Brasília [Yang Wanming]”, disse França. “Hoje mesmo pela manhã, falei com o ministro da Saúde, fiz telefonema para o embaixador da China. Estamos tratando da aceleração da vinda do IFA para o Brasil”, acrescentou.

O ministro destacou que o chanceler chinês, Wang Yi, foi o primeiro com quem falou, três dias depois de tomar posse.

“Fiquei no ministério até as 23h. O chanceler chinês fez a gentileza de atender minha chamada quando já era manhã de sábado na China. Ele estava já sem trabalhar, mas atendeu a ligação, que durou mais de uma hora. Foi muito cordial. Ele prometeu ajudar a trazer ao Brasil parte significativa do estoque de uma vacina chamada Sinopharm tão logo quando a Anvisa possa aprovar isso”, declarou.

“Acho que nossa relação não se afeta por este comentário”, complementou se referindo à frase de Guedes.

Declaração de Guedes

Em reunião nessa terça (27), sem saber que estava sendo transmitida nas redes sociais, Guedes disse que os chineses inventaram o novo coronavírus, e que a vacina do país é “menos efetiva” do que o imunizante da Pfizer, dos Estados Unidos.

“O chinês inventou o vírus, e a vacina dele é menos efetiva do que a americana. O americano tem 100 anos de investimento em pesquisa. Então, os caras falam: ‘Qual é o vírus? É esse? Tá bom, decodifica’. Tá aqui a vacina da Pfizer. É melhor do que as outras”, declarou Guedes, durante reunião do Conselho de Saúde Complementar.

Constrangido, o ministro veio a público horas depois se retratar, dizendo que usou “uma imagem infeliz”, e se disse grato à China pela Coronavac, porque tomou as duas doses do imunizante.

Quais assuntos você deseja receber?

Ícone de sino para notificações

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

Ícone de ajustes do navegador

Mais opções no Google Chrome

2.

Ícone de configurações

Configurações

3.

Configurações do site

4.

Ícone de sino para notificações

Notificações

5.

Ícone de alternância ligado para notificações

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comNotícias Gerais

Você quer ficar por dentro das notícias mais importantes e receber notificações em tempo real?