Centrão: nome do PSD chefiará órgão nacional de tecnologia da informação
Carlos Roberto Fortner, que passou pelos Correios, será diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação
atualizado
Compartilhar notícia
O ministro-chefe da Casa Civil, general Braga Netto, nomeou um aliado do ex-prefeito de São Paulo Gilberto Kassab para o cargo de diretor-presidente do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI).
Esse é mais um aceno na aproximação do Palácio do Planalto ao Centrão, em troca de apoio no Congresso Nacional. A condução de Carlos Roberto Fortner foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) nesta quarta-feira (03/06).
Fortner é próximo de Kassab. Ele presidiu os Correios no governo do ex-presidente Michel Temer (MDB), quando a empresa estava sob a esfera de influência do PSD. Ele também foi secretário do Verde e Meio Ambiente de São Paulo durante a gestão Kassab.
Essa é a segunda nomeação ligada ao PSD. No final de maio, o general Braga Netto nomeou o comandante-geral da Polícia Militar de Minas Gerais, coronel Giovanne Gomes da Silva, para ocupar a presidência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).
O órgão é ligado ao Ministério da Saúde e é o responsável por ações de saneamento básico para prevenção e controle de doenças em cidades pequenas e zonas rurais.
Até o momento, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) tem negociado de forma mais intensa com o PP e com o PL. Para os caciques desses partidos, Ciro Nogueira e Valdemar Costa Neto, respectivamente, o presidente já garantiu diretorias importantes de autarquias e bancos.